Os cuidados femininos não se limitam somente as idas ao salão de beleza e a renovação do guarda-roupa. As mulheres cuidam principalmente do que não está sendo visto, por isso a importância da higienização correta das partes íntimas.
Por ser uma área muito sensível, a vagina sofre influência do clima e até mesmo da vestimenta que usamos, sabia? Podem haver consequências como irritações, odores fortes, corrimentos que podem, até mesmo, resultar em uma infecção urinária, só por causa de uma calcinha mal lavada.
A região da vulva (parte externa da vagina) é importantíssima para evitar esses tipos de situações. O que é recomendado é que seja feita uma higienização das partes íntimas, cerca de três vezes por dia, utilizando somente água, sabonete especial e os dedos. Não é sugerido o uso de esponjas ou qualquer outro tipo de acessório.
Caso você seja daquelas mulheres que não conseguem ter uma pausa no dia para realizar o asseio, utilize os lenços umedecidos íntimos. Mas lembre-se: use aqueles que são específicos para a região íntima, e, mais importante, sem nenhum tipo de fragrância, pois estes pode gerar uma irritação na pele.
Para te ajudar, o No Pátio reuniu algumas dicas de como realizar a higienização das calcinhas e das partes íntimas de forma mais efetiva. Confira!
– Sabão neutro em água corrente
Comece a lavar suas calcinhas durante o banho, deixe sempre ao lado um pedaço de sabão neutro, como o sabão de coco, mas não deixe a calcinha pendurada no seu chuveiro por dias! Isso influencia diretamente no aumento de bactérias. Elas devem ser lavadas, estendidas e guardadas assim que secarem!
– Passar ferro na calcinha
É importante, também, ter o costume de passar o ferro na calcinha. Devido à alta temperatura, ela pode eliminar diversas bactérias e, até mesmo, verminoses.
– Manter unhas limpas
Para a higienização do local, é de grande importância manter a limpeza das mãos. Afinal, você usará ela para se higienizar. Também, é importante lavar as mãos após o uso do banheiro, seja para fazer xixi ou cocô.
– Folhas descartáveis
Após o banho, na hora de se secar, prefira utilizar folhas descartáveis que absorvam totalmente a água, ou até mesmo o próprio papel higiênico, ao invés de utilizar a toalha. Ela pode ser fonte de fungos e bactérias, além de que pode causar uma irritação indesejada.
– O uso de amaciantes
Está intermitentemente proibido o uso de amaciantes nas calcinhas. Isso é por causa da dermatite de contato causada por ele, podendo causar vermelhidão, coceira e desconforto.
Se você não tem esses costumes na sua rotina, procure começar. Você irá notar a diminuição do desconforto e uma maior sensação de “limpeza”. Se necessário, ande sempre com um frasco de sabonete íntimo hipoalergênico, lenços umedecidos e uma calcinha limpa. Uma mulher linda não é só beleza externa, mas uma mulher bem consigo mesma “secretamente”.
Depilação
A depilação não tem relação com a higienização íntima. O odor e o aparecimento de corrimentos não dependem da quantidade de pelos da região, e sim, da higienização. Entretanto, é na depilação, seja a cera ou por lâmina de barbear, que aparecem os indesejados pelos encravados. A melhor recomendação é o uso de depilação a laser, onde deixa menos marcas. Evite problemas como foliculite e furúnculos.
Uma área íntima sempre limpa e em cuidada é sinônimo de saúde de bem-estar. Por isso, siga as dicas e mantenha-se sempre fresquinha!
Fotos: Reprodução