Agenda lotada, muitos compromissos e uma rotina de trabalho árduo, assim é a vida de muitas pessoas. E nessa correria do dia a dia, os cuidados com a saúde são deixados um pouco de lado. Atitudes simples, como beber de 2 e 4 litros de água por dia são esquecidas e o corpo sofre as consequências. Vamos mostrar para você a importância de repor diariamente a água perdida pelo organismo. Fique atento!
Aproximadamente 70% do peso de uma pessoa adulta é formado por água, líquido responsável pelo bom funcionamento do organismo. O ser humano pode ficar dias sem se alimentar, já que o corpo começa a consumir as reservas de gordura, carboidratos e até mesmo as de proteínas. Mas não pode ficar muito tempo sem ingerir água. Quando o organismo perde líquido, a concentração de sódio que se encontra dissolvida na água aumenta. Com isso, a o cérebro começa a produzir hormônios que provocam a sede. A falta de ingestão do líquido causa a desidratação e pode levar o indivíduo a morte em até 2 dias.
A água, responsável por manter a temperatura do corpo, aumenta a imunidade e o fluxo de oxigênio, hidrata a pele, confere disposição mental, previne problemas digestivos e circulatórios, reduz as chances de formação de cálculo renal e possíveis distúrbios hormonais. Até mesmo a irritabilidade e a insônia podem ser combatidas.
Quando o consumo de água não é o bastante, o coração é obrigado a fazer mais esforço para bombear o sangue para o corpo, os rins filtram menos toxinas e a pressão arterial também é afetada.
Todos os dias uma pessoa adulta perde em média 1,5 de água, por meio da urina, transpiração, evacuação e respiração. As opções para repor essa água são muitas. Com ou sem gás e com aditivos são algumas das possibilidades. Mas, especialistas recomendam o consumo da água neutra, com o PH em torno de 7, sem aditivos e sem gás. As águas gaseificadas contém dióxido de carbono em sua composição e dilatam o estômago, desacelerando o esvaziamento gástrico, em algumas pessoas.
O ideal é consumir de 2 a 4 litros de água por dia, 8 a 16 copos. A ingestão do líquido deve ser coerente a atividade realizada e a temperatura do dia. A quantidade e a cor da urina indicam se o volume de água ingerida foi suficiente. Se a quantidade de urina eliminada for alta e a cor for clara, o consumo está dentro do indicado. Se a volume for pouco e a urina estiver escura, é um sinal para beber mais água.
É hora de abrir um espaço na sua agenda para os cuidados com a saúde e aderir a hábitos saudáveis. Não esqueça de beber no mínimo 8 copos de água por dia! A lei é se hidratar!