A musicalidade de Don Sonorama

Cinema|Cultura

A mistura de funk, jazz,blues, ska e reggae. Em sua primeira visita ao Brasil, em novembro do ano passado, Don Sonorama participou de dois programas na capital paulista: um documentário da série Passagem de Som – no qual seus músicos falam sobre o estilo musical da pequena orquestra de Buenos Aires; conversam com Greg Fernandes, DJ e pesquisador brasileiro de música jamaicana; e discutem sobre música e futebol com o ex-jogador argentino de futebol Juan Pablo Sorín – e um show da série Instrumental Sesc Brasil, onde tocam composições autorais de seu primeiro álbum. Com direção geral de Max Alvim, as produções estreiam no dia 4/6, domingo, a partir das 21h, no SescTV.

Na produção os artistas lembram que o ska, ritmo jamaicano formado por uma fusão de diversos sons, é anterior a outros dois estilos musicais também surgidos naquele país: o rocksteady  e o reggae. O Passagem de Som mostra ainda o ensaio da pequena orquestra para o show da série Instrumental Sesc Brasil, exibido na sequência. No repertório, composições autorais do primeiro álbum, que tem o nome do conjunto, e canções da The Skatalites e do trompetista e compositor norte-americano de jazz Dizzy Gillespie.

“O que caracteriza o ska é justamente o ritmo alegre e vibrante que coincidiu com a independência da Jamaica, em 1962”, conta Greg Fernandes, que faz parte do Jurassic Sound System, coletivo que estuda as raízes da música jamaicana. De acordo com ele, os músicos produziam essa melodia mais agitada porque pensavam que a vida na Jamaica iria melhorar.

Serviço:
Passagem de Som / Instrumental Sesc Brasil
Don Sonorama
Estreia: 4/6, domingo, a partir das 21h.
Reapresentações: 5/6, segunda, às 16h30; 6/6, terça, às 9h30;  7/6, quarta, às 11h; 8/6, quinta, às 13h; e 10/6, sábado, às 14h
Classificação indicativa: Livre

Inscreva-se na nossa newsletter