A velha arte de contar histórias

Agenda Cultural|Cultura

Narradores tradicionais, urbanos e amantes da velha arte de contar histórias para a celebração da palavra através dos causos, lendas, adivinhas, cordéis, pertencentes à literatura oral e outras manifestações da cultura popular, num grande festejo do fazer narrativo. Vem aí mais um Lamparina de Histórias – Festival de Contos Populares. Chegando em sua décima sexta edição, entre os dias 23 e 24 de junho em Fortaleza, o evento apresenta 20 atrações gratuitas, além de feira de artesanato, livros e cordéis.

O projeto já esteve em 12 cidades do Ceará: Aquiraz (sede e Batoque), Assaré, Canindé, Caucaia (Boqueirão dos Cunhas), Fortaleza (João XXIII, Dias Macedo, anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar e Centro Cultural Banco do Nordeste), Itarema, Saboeiro e São Gonçalo do Amarante (sede, Pecém e Taíba), resultando num documentário sobre a prática destes velhos narradores, incluindo as cidades de Beberibe, Hidrolândia, Guaramiranga e Itapipoca. O compromisso é de compartilhar a sabedoria popular para as novas gerações com a participação de mestres consagrados local e nacionalmente. 

O projeto Lamparina de Histórias: Festival de Contos Populares reúne contadores de histórias da terceira idade e amantes da arte narrativa. “Celebramos a memória oral daqueles que sabem guardar por tanto tempo uma boa história”, explica Júlia Barros coordenadora geral do projeto, que já visitou 12 municípios cearenses e alcançou um público cerca de 50.000 mil pessoas.  

Apoiado pela Enel Geração Fortaleza, pelo Banco do Nordeste, pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará(Secult), através do IX Mecenas do Ceará e Ministério da Cultura, o projeto tem marcado o calendário cultural de Fortaleza e São Gonçalo do Amarante como uma ação de valorização da terceira idade, oralidade e cultura popular.

Serviço:
Lamparina de Histórias – Festival de Contos Populares
Entre os dias 23 e 24 de junho em Fortaleza – CCBNB/Fortaleza
Mais informações: E-mail: lamparinadehistorias@gmail.com
Facebook e Instagram: Casa do Conto

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter