A década decisiva: é assim que a psicóloga Meg Jay acredita que o período entre 20 e 30 anos é muito importante para o desenvolvimento da vida adulta. Até os 35 anos, acontecem cerca de 80% dos fatos mais importantes da vida, depois disso damos prosseguimento ou corrigimos as ações que iniciamos na década anterior. É entre os 20 e 30 anos que terminamos a primeira formação superior, investimos mais tempo na carreira e iniciamos relacionamentos amorosos que vão além de namoros adolescentes.
Segundo a pesquisa da Universidade de Boston e Michigan, os eventos que acontecem nesse período se desenvolvem ao longo de semanas ou meses. Por isso, só os percebemos retrospectivamente. A importância de todos esses fatos são notados apenas anos ou décadas depois. Por conta da pouca orientação da idade, Jay explica que é comum que os adultos se sintam perdidos ou desiludidos com a própria situação.
“Como psicóloga clínica especializada em desenvolvimento adulto, vi inúmeros jovens desperdiçarem muitos anos vivendo sem perspectiva”, diz. “O pior são as lágrimas vertidas na casa dos 30 e dos 40 por pagarem um preço alto –no lado profissional, afetivo, financeiro e reprodutivo– pela falta de visão na juventude”, afirma Jay. A psicóloga estuda o comportamento entre 20 e 30 anos há mais uma década.
Serviço
A Idade Decisiva, de Meg Jay
Editora GMT
Preço: R$ 19,90 (preço promocional)
Pré-venda na Livraria da Folha, com lançamento previsto para 11 de fevereiro.
Fotos: Reprodução