Aumento do peso, efeito sanfona, gravidez… Muitos são os motivos que tornam a barriga flácida e, muitas vezes, uma lipoaspiração não é suficiente para resolver o problema. Nesses casos, a abdominoplastia é a melhor solução!
A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que elimina o excesso de pele e de gordura da região média e baixa do abdómen e corrige a flacidez muscular. Esta cirurgia constitui uma das melhores alternativas para obter uma barriga lisa e firme, devolvendo-lhe a tonicidade perdida ao longo do tempo, corrigindo estrias e conseguindo uma cintura mais estreita. Proporciona ótimos resultados nos pacientes cujos músculos abdominais perderam firmeza e que possuem excesso de pele e gordura. A cicatriz cirúrgica fica posicionada na parte inferior do abdome, tendo sempre por intuito posicioná-la na região onde o biquini ou a roupa íntima possa cobri-la.
Ela é indicada para homens e mulheres. No entanto, é mais frequente aparecerem casos de mulheres com acumulação de pele no abdómen, principalmente após terem filhos. Costumo brincar que essa é a cirurgia das mamães! Já que ela devolve o seu corpo anterior à gestação ou o deixa melhor e mais bonito ainda. Depois de uma gravidez ou mais de uma, a pele e os músculos abdominais sofrem alterações e não voltaram à sua tonicidade inicial. A abdominoplastia também pode ser feita por pacientes que não sejam propriamente obesos, mas ostentem um abdómen grande e descaído, devido ao excesso de peso. Ainda para pacientes idade avançada para melhorar a perda de elasticidade da pele.
Muitas pessoas tem dúvidas sobre quando optar por uma lipoaspiração ou abdominoplastia. Como dito, após a gravidez, muito provavelmente a mulher vai precisar de uma cirurgia plástica no abdómen já que ele esticou e deixou a pele um pouco flácida. O que não impede de ser feita uma lipo no mesmo procedimento. Na verdade, na maioria do casos, os dois são feitos associados para eliminar a pele flácida e a gordura, tornando a barriga lisinha!
O tipo de anestesia a ser utilizado nessa intervenção cirúrgica pode ser geral ou peridural. E o tempo de internação é de 24hs. O paciente sairá do hospital com dreno, que será retirado a partir do momento que estiver drenando 50 ml ou menos. É imprescindível um acompanhamento no pós-operatório com drenagens linfáticas, uso de cintas compressoras e meias anti-trombo.
Antes de qualquer procedimento cirúrgico, converse bem com o seu médico. O profissional capacitado a fazer uma abdominoplastia é o cirurgião plástico.
Love-se!