Originada a partir do açaizeiro, o açaí pode ser transformada em sucos, sorvetes, vinhos e cremes, além de que pode continuar em seu estado natural, com a semente e ser aproveitado para o artesanato. Incrível, não é mesmo?
Nos estados do Pará, Amazonas e Maranhão, a fruta amazônica normalmente é consumida gelada. Para esclarecer algumas dúvidas como: “açaí engorda?” ou “o açaí faz mal para o coração?”, o Pátio Hype separou oito mitos e verdades esclarecidos pela nutricionista funcional e esportiva, Daniela Carvalho, confere aí!
1.Açaí engorda
Mito. A história de que o açaí é uma fruta muito calórica e com muita gordura, não passa de um mito. Pois a cada 100g da polpa da fruta congelada, ela possui aproximadamente 0,8g de proteínas, 3,9g de gordura, 6,2 de carboidratos e 2,6g de fibras. O que significa que tem o mesmo percentual de gordura encontrado, por exemplo, no azeite de oliva, que oferece proteção para as doenças do coração.
Quando comparado com outras frutas, o açaí possui poucos carboidratos, é fonte de fibras e possui baixo índice glicêmico, o que não gera pico de glicemia e insulina, responsáveis pelo ganho de peso e aumento das chances de doenças cardíacas e diabetes.
2.Serve como tratamento para quem tem diabetes
Verdade. De acordo com uma pesquisa feita com 10 adultos com sobrepeso, que consumiram açaí diariamente por um mês, o resultado foi a redução de insulina, glicemia de jejum e glicemia pós-prandial. Porém, é importante deixar claro que o fato de consumir o açaí separadamente não irá tratar a diabetes. Mas o consumo da fruta acompanhada de uma dieta equilibrada e a prática de atividades físicas frequentemente ajudará no tratamento.
3.Ótima opção para ingerir antes de atividades físicas
Verdade. O açaí é um pré treino perfeito, pois é fonte de carboidrato, rico em magnésio, substância fundamental para ajudar na energia do corpo, e cálcio, que trabalha na contração muscular.
4.O açaí rejuvenesce
Verdade. A fruta é rica em compostos bioativos, como as antocianinas, que agem como antioxidantes, por esse motivo tem sido relacionada com o aumento da longevidade.
5.Aumenta o colesterol
Mito. A verdade é que o aumento do colesterol está associado ao consumo de açúcar refinado e carboidratos simples. Enquanto o açaí em uma dieta balanceada, com frutas, vegetais, bons carboidratos, fibras, isenta de açúcar refinado, farináceas e frituras não vai aumentar o colesterol.
6.Comer açaí a noite é prejudicial à saúde
Depende. Se a sua meta é emagrecer, essa escolha pode não ser favorável. Porém, dependendo de como for a sua alimentação durante o dia, não tem problema ser consumido a noite. Lembrando que trata-se da polpa do açaí, sem adição de açúcar e aditivos.
7.A fruta é fonte de ferro
Mito. Porém, tem propriedades que podem acrescentar ferro para a formação de hemoglobina.
8.Quais os benefícios do açaí?
Segundo o estudo publicado no periódico Oxidative Medicine and Cellular Longevity (MACHADO et al., 2016) a fruta previne doenças do coração, oferece benefícios para o cérebro humano, agindo contra doenças degenerativas, como alzheimer, câncer e parkinson. Quando trata-se de atletas, ela age na diminuição do estresse oxidativo, auxiliando na recuperação dos músculos e na prevenção de lesões.
Você é fã de açaí? Tem alguma dúvida? Compartilha com a equipe do Hype, é só comentar logo abaixo!
Fotos: Reprodução