Segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), 51 milhões de pessoas necessitam de ajuda urgente em 24 países em todo o mundo.
Para ajudar a toda essa população, a Subsecretária-Geral da OCHA, Valerie Amos, pediu à comunidade internacional para que ache uma forma de mobilizar recursos para encontrar os 10,4 bilhões de dólares necessários para ajudar a população desses países.
“Precisamos de doadores para oferecer estes recursos generosamente e com urgência”, disse Amos durante o evento “Ação Humanitária Global 2013”, realizado no Palácio Itamaraty em parceria com o Governo brasileiro, em Brasília (DF), e cujo objetivo é apoiar os chamados “Apelos Internacionais de Ajuda” (CAP, em sua sigla em inglês).
“No ano passado, visitei mais de 40 países, da Síria ao Sudão, República Democrática do Congo, Níger, Afeganistão e Mianmar, e vi e ouvi por mim mesma as péssimas condições que as famílias enfrentam e suas histórias angustiantes, a perda de entes queridos e casas”, disse Amos.
Relatos de algumas pessoas dos países citados por Amos podem ser vistos no vídeo a seguir produzido pela OCHA. O vídeo cita casos da seca no Níger, dos refugiados na Jordânia e dos deslocados internos de Mianmar, para citar alguns.
[youtube width=”600″ height=”344″]http://www.youtube.com/watch?v=uR5d07BFTaA[/youtube]
Acesse o site da OCHA para saber como ajudar.
Fotos: reprodução