
Na última quarta-feira (23), a Netflix lançou uma nova série documental estilo true crime retratando um dos mais tristes incidentes da aviação aérea brasileira. Trata-se do acidente do avião da TAM, ocorrido em Congonhas em 2007.
Intitulado Congonhas: Tragédia Anunciada, a produção mostra, em três capítulos, os detalhes do incidente que levaram o avião da TAM (hoje Latam) a colidir com um prédio da empresa e deixar centenas de vítimas. Mais de 20 anos se passaram e ninguém foi responsabilizado judicialmente pelo ocorrido. Enquanto isso, as famílias seguem na busca por justiça.

Relembre o acidente do avião da TAM em Congonhas
Na noite de 17 de julho de 2007, o Airbus A320 da TAM, vindo de Porto Alegre, se preparava para pousar na pista principal do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Era um fim de tarde chuvoso na capital paulista. Na ocasião, a aeronave não conseguiu frear a tempo, atravessando a pista molhada em alta velocidade. Em seguida, cruzou a movimentada Avenida Washington Luís. Por fim, colidiu violentamente contra um prédio da própria TAM Express e um posto de gasolina.
O impacto gerou uma explosão e um incêndio de grandes proporções. E o que se viu a seguir parecia um cenário de filme de terror. Todas as 187 pessoas a bordo do avião perderam a vida, entre passageiros e tripulantes. Além delas, outras 12 pessoas que estavam no prédio da TAM Express também faleceram. Assim, o número total de vítimas chegou a 199.
Após o acidente da TAM, investigações complexas buscaram entender as causas. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) apontou uma combinação de fatores. Entre eles, estavam as condições da pista, que estava molhada e sem o grooving — ranhuras para escoamento da água. Também identificaram procedimentos na cabine relacionados aos manetes de aceleração da aeronave. Além disso, um dos reversores do avião estava inoperante, o que era permitido, mas exigia atenção redobrada no pouso.
Acidente da TAM levou a mudanças na aviação brasileira
A tragédia de Congonhas foi tão marcante que levou a mudanças significativas na sistema aéreo do Brasil. Para começar, o aeroporto passou por reformas significativas na pista principal, incluindo a implementação do grooving. Além disso, as autoridades revisaram os limites operacionais do aeroporto. Passaram a restringir o pouso de aeronaves maiores ou mais pesadas, especialmente sob chuva. O foco em treinamento de pilotos e manutenção de aeronaves também aumentou consideravelmente.
Congonhas: Tragédia Anunciada
A série documental já estreou na Netflix, e revisita os eventos daquela noite trágica. A produção traz depoimentos, reconstituições e análises sobre o que levou ao desastre. Em entrevista ao site Splash, do UOL, Angelo Defanti, diretor da série, contou que decidiu produzir o documentário em 2016.
Na ocasião, ele visitou o memorial às vítimas, localizado em frente ao aeroporto. Para ele, aquele memorial perdera o significado, uma vez que ninguém lembrava mais do acidente. Então, ele resolveu produzir a série documental a fim de manter viva a memória de quem se foi e garantir que ninguém esqueça dos culpados.
Fotos e vídeos: Reprodução