Ter uma imagem negativa do sistema penitenciário pode ser comum, mas a realidade dentro desses locais deve proporcionar o máximo de reintegração social. Pensando nisso, nesta sexta-feira, dia 19 de maio, às 15h, será realizada nova reunião do grupo de trabalho entre as Secretarias da Justiça e Cidadania (Sejus) e da Cultura (Secult). O GT da Cultura tem o objetivo de discutir ações para o sistema penitenciário, beneficiando agentes penitenciários, internos e egressos. O encontro acontece na sede da Sejus.
Durante a reunião, a Secretaria de Cultura do Estado entregará oficialmente livros doados durante a Bienal do Livro do Ceará, realizada em abril deste ano. As obras serão distribuídas nas bibliotecas do sistema penitenciário. Também está na pauta do encontro a instauração do projeto ‘Agentes de Leitura’ dentro das unidades prisionais. Para Cristiane Gadelha, a qualidade de vida é o principal alvo das discussões nos grupos de trabalhos. “Por meio da cultura, respeitamos o básico do ser humano, melhoramos a sua vida durante o encarceramento e damos acesso a novos conhecimentos e habilidades”, reforça a coordenadora.
O GT é fruto de acordo assinado entre as secretarias de estado em dezembro de 2016 e visa ampliar as parcerias culturais entre os órgãos, facilitando a reinserção social dos internos e egressos. Além da realização periódica dos grupos de trabalho, as duas secretarias se unirão a outras instituições da sociedade civil para discutir a construção do Plano Estadual de Cultura para o Sistema Penitenciário. O Plano nasce a partir de reuniões do GT formado por técnicos da Sejus e da Secult.
Fotos: Reprodução