Ações de Fomento do XI Festival de Teatro de Fortaleza levam atividades às sedes de grupos teatrais

Cultura|Em Fortaleza|Teatro

Vem aí a décima primeira edição do Festival de Teatro de Fortaleza e a cidade já começa a receber as atividades do  Festival de Teatro, que continuam a partir deste mês de março com as Ações de Fomento nas sedes dos grupos. Selecionados via edital, os cinco grupos contemplados ofertarão oficinas, atividades de formação de plateia, palestras, rodas de conversa, entre outras programações que busquem dialogar com a comunidade no entorno de suas respectivas sedes. A Companhia Prisma de Artes é um dos cinco contemplados e vem realizado o projeto Primeiros Passos – Oficina e formação de plateia.

O projeto teve início no dia 8 de março e conta com a oficina para crianças e jovens, com idade entre 9 a 14 anos, ministrada pelos atores Gal Saldanha e Raimundo Moreira. A atividade consiste no ensino dos princípios da prática teatral e espectador crítico, estimulando-os e possibilitando-os a uma maior aproximação com essa arte capaz de transformar o cotidiano de cada um deles.

A oficina acontece às terças e quintas-feiras de março, das 18 horas às 19h30min, na sede do grupo, localizada na Rua Maria Saraíva, 41, no bairro Dias Macêdo. Aos interessados em participar basta comparecer ao local nos dias e horários da oficina.

XI festival de teatro de fortaleza nopatio4

“Ao todo, estamos trabalhando com 17 jovens, todos do bairro Dias Macêdo. Nosso objetivo é despertar essas crianças e adolescentes para engajamento com a arte”, explica Raimundo Moreira, diretor da Cia Prisma de Artes.

Atividades de formação de plateia também fazem parte do projeto com a apresentação do espetáculo “Histórias do reino onde nada acontece”. As apresentações acontecem todas as quintas-feiras de março, sempre a partir das 15h30min, também na sede do grupo.

Fechando as atividades do projeto, nos dias 25 e 26 de março, às 21h30min, na Igreja São Francisco de Assis, localizada também no bairro Dias Macêdo, será apresentada a Via Sacra de Jesus Cristo, espetáculo ensaiado ao longo da oficina.

XI Festival de Teatro de Fortaleza nopatio1

Além da Companhia Prisma de Artes, também realizarão ações em suas sedes a Cia. Teatral Acontece, com o projeto “É pela periferia que o teatro também se oxigena”; a Inquieta Cia. de Teatros com o projeto “Dramaturgir”; o Coletivo As Travestidas com “CASA DAS TRAVESTIDAS: Teatro e Travestilidade, uma relação que sempre existiu”; e Grupo Teruá com “Cultura e Território: a relação do teatro com o lugar”.

O XI Festival de Teatro de Fortaleza é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com organização do Instituto Cultural Ânima.

 

Serviço:

Ações nas sedes dos grupos – XI Festival de Teatro de Fortaleza
Grupo/coletivo: Companhia Prisma de Artes
Projeto: “Primeiros Passos – Oficina e formação de plateia”

Programação:
Oficina
Quando: Terças e quintas-feiras de março, das 18h às 19h30
Onde: Sede da Companhia Prisma de Teatro (Rua Maria Saraíva, 41 – Dias Macêdo)

Obs.: Não é necessário fazer inscrição. Interessados devem comparecer no local e horário da oficina.

Espetáculo “Histórias do reino onde nada acontece”
Quando: Quintas-feiras de março, a partir das 19h
Onde: Sede da Companhia Prisma de Teatro (Rua Maria Saraíva, 41 – Dias Macêdo)

Apresentação do espetáculo “Via Sacra de Jesus Cristo”
Quando: Dias 25 e 26 de março, a partir das 21h30
Onde: Igreja São Francisco de Assis – Dias Macêdo
Mais informações: Raimundo Moreira (98852.6360)

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter