Um dos maiores eventos formativos de música do Estado está chegando. É a 14 ª edição do Festival Música da Ibiapaba (MI), que está com inscrições abertas de 17 a 30 de maio para 60 oficinas temáticas envolvendo a música popular, música erudita e produção musical. Realizado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult e do Instituto Dragão do Mar, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), o evento de formação musical acontecerá no período de 30 de junho a 06 de julho de 2018, na cidade de Viçosa do Ceará.
Podem participar do XIV Festival Mi músicos, estudantes de música, educadores musicais, pesquisadores musicais e demais interessados na área de música que atendam os pré-requisitos das atividades constantes na programação de formação do festival. Para participar das atividades formativas do XIV Festival Mi os participantes deverão ter a idade mínima de 16 anos. As inscrições são gratuitas e online pelo site do Mapa Cultural do Ceará: https://bit.ly/2IOX2wI.
O Festival Música da Ibiapaba é um dos mais reconhecidos do calendário cultural do Estado e uma das principais ações de interiorização da política cultural da Secult, tendo como objetivo aprimorar e desenvolver a cultura musical do nosso Estado, possibilitar diálogos, troca de saberes, repasse de conhecimento, geração de novas referências, revelar talentos e valorizar músicos, compositores, intérpretes, técnicos, pesquisadores e demais agentes da cadeia produtiva da música cearense e brasileira.”O evento se destaca pela proposta pedagógica ousada, consistente e pela presença de professores de excelência, entre grandes nomes da música do Ceará e do Brasil. Incentiva a qualificação técnica dos participantes e a multiplicação de espaços para o aprendizado musical”, destaca Valéria Cordeiro, coordenadora de Artes e Diversidade Cultural da Secult.
Para a mais nova edição do MI, devem participar cerca de 800 estudantes de música. A formação tem se expandido e renovado. ” A identidade do festival é a formação. Essa identidade se mantém e se renova, estabelecendo conexões com a música em suas vertentes erudita, popular e contemporânea. O Festival Mi existe desde 2004 e constantemente se ressignifica, seja no seu conceito, na sua programação artística e/ou na conexão com outros setores das artes, da economia da cultura, do turismo, do artesanato e da gastronomia”, ressalta também a coordenadora.
Fotos: Reprodução / Fonte: Secult