Segundo a Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur), em nota divulgada ontem (27), 22% das obras físicas do Acquario Ceará estão concluídas. A expectativa do órgão é que a terceira fase de construção do equipamento deva ser iniciada até janeiro de 2013. O que já foi concluído diz respeito à cravação das estacas e escavação.
Na próxima etapa de construção será erguido um edifício-base de quatro andares, uma espécie de “esqueleto de concreto” onde vão estar dispostos os tanques de exibição, as salas e outros equipamentos complementares. O prédio vai abrigar os tanques de exibição, que já estão em construção nos Estados Unidos e deverão chegar a Fortaleza no segundo semestre de 2013, salas e outras estruturas próprias para o funcionamento do equipamento.
Foco de várias críticas de movimentos sociais, oposição e outras entidades a obra por vezes chegou a ser embargada. O equipamento, localizado na Praia de Iracema, vai demandar investimentos de R$ 270 milhões e tem previsão para ser inaugurado em 2014. Para o governo, o Acquario Ceará tem como objetivo, “fomentar o turismo científico e cultural e de colaborar no processo de valorização da região histórica de Fortaleza, o Acquario vai ser um ícone arquitetônico e turístico da cidade”.
Foto: reprodução