Na noite do lançamento, a autora participa de bate-papo e sessão de autógrafos
AM do POVO: trajetória de uma rádio pioneira (1982-2012) é escrito pela jornalista Adísia Sá durante o ano em que se comemorava os 90 anos da primeira transmissão radiofônica do Brasil, data coincidente com os 30 anos da inauguração da AM do POVO.
Editada pelas Edições Demócrito Rocha, a obra é, acima de tudo, uma homenagem ao rádio, veículo “companheiro”, que resiste até hoje como um dos mais populares e fieis veículos de comunicação, mesmo diante da oferta de informação fácil que prolifera nas redes sociais – na internet de forma geral – fluindo acessivelmente em todo tipo de aparato tecnológico móvel.
Livro/pesquisa – Após uma breve caminhada pelo início da aventura radiofônica brasileira, passando pela Era do Rádio, a autora chega nas primeiras experiências do rádio no Ceará, com ênfase na Ceará Rádio Clube, a PRE-9, de João Dummar, que transformou o sonho hertziano em realidade, mudando profundamente o cenário da época por meio de seus estúdios, convidados especiais, programação e profissionais que ela formou.
Seguindo as ondas do rádio, chega na “companheira” AM do POVO, em 1982, que rapidamente ficou conhecida como a escola do rádio no Ceará, pioneira em quase tudo que se pode pensar em nome de rádio, inclusive criando história por meio de seus quadros, como o “Debates do POVO”, do qual Adísia fez parte. Daí, outras se seguiriam, até mesmo dentro do próprio Grupo de Comunicação O POVO, como, atualmente, na O POVO/CBN FM 95.5, a Calypso FM 106.7, e a GLOBO/O POVO AM 1010.
O livro transcreve um conjunto de recortes de jornais da época, mostrando a fidedignidade do apresentado, e encerra com uma série de depoimentos de profissionais que participaram da construção do rádio no Ceará, em especial da AM do POVO, dentre eles: Carmen Lúcia Dummar Azulay, Cid Carvalho, Fátima Abreu, Alberto Rangel, Maryllenne Freitas, Nazareno Albuquerque, Nonato Albuquerque, Paulo Oliveira e Rogério Gomes.
Serviço
Lançamento do livro AM do POVO: trajetória de uma rádio pioneira (1982-2012)
Data: quarta-feira (09), às 19h
Local: Espaço O POVO de Cultura & Arte (Av. Aguanambi, 282 – Joaquim Távora)
Telefone: (85) 3366-3785.
Foto: Reprodução