Adolescentes criam camisinha que muda de cor quando detecta DST

Comportamento|Pesquisas|Saúde


Um grupo de estudantes entre 13 e 14 anos da Issac Newton Academy, em Lodres, ganharam um prêmio por desenvolver um conceito de camisinha inteligente, que muda de cor quando é detectada alguma doença sexualmente transmissível.

A invenção, que recebeu o nome de S.T.EYE, contém um indicador embutido capaz de identificar as infecções mais comuns, mudando de cor de acordo com o a bactéria detectada no indivíduo. A cor verde indica clamídia, amarelo é sinal de herpes, roxo constitui a presença do papiloma vírus humano, que causa verrugas genitais e azul marca a presença de sífilis, explicaram os criadores Chirag Shah, de 14 anos, Daanyaal Ali, de 14 anos e Muaz Nawaz, de 13 anos.

S.T.EYE 2“Nós queríamos criar algo que deixasse a detecção de DST’s mais segura do que nunca, assim as pessoas podem tomar medidas imediatas na privacidade de suas próprias casas, sem os procedimentos invasivos dos médicos”, disse ele. O S.T.EYE ganhou o primeiro lugar na categoria “Saúde” do Teen Tech (concurso dedicado a trabalhos de adolescentes nas áreas de ciências, engenharia e tecnologia). Como premiação, os alunos receberam uma quantia em dinheiro e uma visita ao Palácio de Buckingham, em Londres, na Inglaterra.

Ainda em fase de produção e finalização da invenção, o grupo de amigos revelou que o objetivo do projeto era fazer com que doenças venéreas fossem identificadas da forma mais segura possível, sem a necessidade de testes invasivos. “Nós criamos o S.T.EYE também para ajudar as gerações futuras e acreditamos que, assim, as pessoas possam se tornar mais responsáveis do que nunca, afirma Daanyall”.

Os adolescentes disseram que o projeto pretende incentivar os alunos a levar suas ideias para fora da sala de aula, encorajando-os a expô-las para profissionais do mercado, o que pode abrir os olhos para seus verdadeiros potenciais.

 

 

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter