O tema sustentabilidade está tomando conta da arquitetura e engenharia, e com isso, projetos estão cada vez mais voltados para o sustento e o cuidado com o planeta. O exemplo disso é o aeroporto sustentável da Jordânia.
O escritório Foster + Partners inaugurou o terminal energicamente eficiente do aeroporto Queen Alia, em Amã, na Jordânia. O terminal é coberto por pequenas cúpulas de concreto e utiliza tecnologias passivas para manter sua temperatura interna constante, mesmo com as variações climáticas da região.
A forma modular do terminal remete a história do local: as cúpulas em mosaico reproduzem a ideia de um “tecido negro que flui”. Além de esteticamente interessante, a forma modular possui traz praticidade: ela permite a expansão futura do aeroporto.
As cúpulas, com pouca profundidade, estendem-se sobre as fachadas de vidro do edifício para criar espaço adicional com sombra, enquanto o concreto, de alta inércia térmica, ajuda a manter a temperatura constante de todo o terminal.
Além disso, espaços verdes foram incorporados ao ar para purificar o ambiente e compensar as emissões do tráfego do aeroporto.
Fotos: reprodução