Afinal, existe amnésia alcoólica?

Comportamento

O reality show Big Brother Brasil colocou em pauta uma discussão bastante recorrente no nosso cotidiano. Afinal, será mesmo que existe “amnésia alcoólica”? Surpreenda-se! Ela existe sim, é o que afirma o psiquiatra Arthur Guerra, supervisor do grupo de Estudos sobre Álcool e drogas da Universidade de São Paulo – USP. De acordo com o pesquisador, nem todo mundo que dá vexame ou faz aquele barraco quando bebe está mentindo. “Amnésia alcoólica existe, sim. E é inclusive bem comum após a ingestão excessiva de álcool”, afirma.

Quando você bebe muito, o álcool funciona praticamente como um estímulo sedativo. Do contrário, quando se bebe apenas o que seu corpo pode suportar, você fica animado, falante, feliz e o melhor, vai lembrar de tudo! De acordo com Carlos Salgado, presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas “É como passar por uma endoscopia: você não recorda o que houve um pouco antes, durante e logo após o exame”.

Segundo Gilberto Xavier, neurocientista da USP. “É como se elas tivessem uma senha e, para destravá-las, fosse preciso reproduzir as condições em que foram adquiridas”. Bom, se você bem entendeu, para relembrar o que aconteceu “naquela” bebedeira da noite passada, o jeito é repetir a dose!

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter