AfroSaúde, a startup criada por um casal gay para encontrar profissionais da saúde negros

Hype do Bem|Hypeando|Inspiração da Semana

Após ouvir várias histórias sobre preconceito em consultórios médicos e por parte de profissionais de saúde, um dentista negro resolveu que era hora de mudar isso. Ele não aguentava mais ver a dificuldade de pessoas em encontrarem profissionais da saúde negros bem como achava absurdo as pessoas ficarem tão surpresas – ainda que positivamente – quando se deparavam com um. Então, ele se juntou ao seu companheiro na empreitada e assim que nasceu o AfroSaúde, um aplicativo dedicado a dar visibilidade a profissionais de saúde negros e combater o racismo na área.

Arthur Lima é cirurgião-dentista e, juntamente com o jornalista Igor Leo Rocha, idealizou o AfroSaúde. A startup é uma plataforma desenvolvida para dar visibilidade ao profissional da saúde negro. Mas, também, para conectá-los com pacientes que busquem representatividade e atendimento qualificado em relação às especificidades da população negra. Além de cadastrar profissionais, a plataforma ainda disponibiliza informações para pacientes em todo o Brasil. Com isso ela facilita a busca por profissionais de acordo com a especialidade, convênios e locais de atendimento.

AfroSaúde

AfroSaúde chega para romper barreiras

“Um dos grandes desafios de negócios criados por pessoas como nós, que fogem do padrão branco, hétero, cisgênero e sudestino ainda é o acesso a capital. Empreendedorismo não é sobre glamour e visibilidade. Envolve dinheiro, relacionamento e conexões. E a gente sabe muito bem o esforço que precisa ser feito para furar as famosas bolhas do ecossistema e nos fazermos visíveis”, explica Arthur Lima ao site Gay Blog BR.

Nos entendemos como negros, gays, nordestinos e todos esses marcadores se tornam, de certa forma, dificultadores em alguns processos envolvendo nosso negócio. Por isso, a nossa maior conquista é, sem dúvida, ter a possibilidade de seguir em frente, mesmo com todas essas questões. […] Mas entendemos que só conseguimos construir isso por conta do nosso entendimento de que pertencemos a estes marcadores sociais e isso faz muita diferença quando desenvolvemos as soluções na AfroSaúde”,finaliza seu companheiro e co-fundador, Leo Rocha.

A plataforma AfroSaúde já está aberta para cadastro de profissionais da saúde de todo o país. Pacientes também já podem buscar por dentistas, médicos, psicólogos, fisioterapeutas e várias outras especialidades.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter