Vídeo Show
Vídeo Show pode voltar à programação apresentado por Maísa
27 de agosto de 2021
filmes novíssimos
5 filmes novíssimos para ver na HBO Max
27 de agosto de 2021

AfroSaúde, o app que ajuda quem quer encontrar profissionais da saúde negros

Caretaker assisting senior man with walker

Após sofrer preconceito tanto como paciente como quanto profissional, um dentista negro resolveu que era hora de mudar isso. Ele não aguentava mais ver a dificuldade de pessoas em encontrarem profissionais da saúde negros bem como achava absurdo as pessoas ficarem tão surpresas – ainda que positivamente – quando se deparavam com um. Foi assim que nasceu o AfroSaúde, um aplicativo dedicado a dar visibilidade a profissionais de saúde negros e combater o racismo na área.

Arthur Lima é dentista e também um dos idealizadores do AfroSaúde. O aplicativo é uma plataforma desenvolvida para dar visibilidade ao profissional da saúde negro. Mas, também, para conectá-los com pacientes que busquem representatividade e atendimento qualificado em relação às especificidades da população negra. Além de cadastrar profissionais, a plataforma ainda disponibiliza informações para pacientes em todo o Brasil. Com isso ela facilita a busca por profissionais de acordo com a especialidade, convênios e locais de atendimento.

profissionais da saúde negros

“Percebemos o quanto o racismo consegue fazer com que a desigualdade seja latente com os profissionais de saúde negros e essa é uma percepção também dos pacientes que, quando veem um médico, dentista, fisioterapeuta e outro profissional de saúde negro atuando se espantam positivamente, porque não é comum. Por isso, queremos contribuir para dar visibilidade a esses profissionais e fazer com que afrodescendentes se sintam mais representados no atendimento em saúde”, explica Arthur Lima ao site Mundo Negro.

A plataforma AfroSaúde já está aberta para cadastro de profissionais da saúde de todo o país. Pacientes também já podem buscar por dentistas, médicos, psicólogos, fisioterapeutas e várias outras especialidades.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *