
O mês de Outubro já é conhecido mundialmente pelas ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, busca compartilhar informações sobre o câncer, promovendo a conscientização e a redução da mortalidade. Pensando nisso, a Assembleia Legislativa iniciou, nesta sexta-feira (01/10), as atividades da campanha Outubro Rosa. Confira a agenda!
A programação inicia nesta terça-feira (05), às 16h, com um webinar coordenado pela Célula de Qualificação dos Servidores, da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), terá como tema “Saúde da Mulher: Prevenção do Câncer de Mama”, com o médico Dr. Elvis Barbosa, coordenador da Residência de Mastologia do Hospital Geral de Fortaelza – HGF. Também participa o Dr. Túlio Ostenre, orientador da célula médica do DSAS, e Dr. Flávio Ximenes, mastologista e médico do DSAS.

Ainda nesta semana, na sexta-feira (08), às 9h, acontece a abertura oficial do Outubro Rosa, no anexo III. Haverá também apresentação de zumba, pilates e decoração alusiva à data.
A agenda continua na quarta-feira (13), às 9h, com visita aos setores da Casa e distribuição de lacinhos cor de rosa. Quinta-feira (14) acontece o lançamento do Serviço para a Pessoa Idosa; já na segunda-feira (18), às 13h, oficina de artesanato com moradores da comunidade Pio XII; na terça-feira (19), acolhimento na sede e no DSAS. E, no dia 20 de outubro, será feita a entrega de doação para o Instituto do Câncer do Ceará.

O autocuidado
O câncer de mama atingiu mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo todo só no ano passado. A doença ainda possui um grande índice de mortes, mas quando descoberta precocemente, tem alta chance de cura. Por isso a importância de sempre manter o autocuidado, fazendo autoexame das mamas e realizando as consultas de rotina. Cuide-se!
Fotos: Reprodução / Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará (AL)