Álcool mata mais que maconha

Comportamento|Pesquisas|Saúde

Muito se fala da maconha, principalmente por ela ser considerada uma droga ilegal. Por esse motivo, ela acaba sendo taxada de várias formas, todas ruins, e muito pouco se acredita em seus benefícios medicinais.

Não estamos dizendo aqui que a maconha não tenha o seu lado ruim e nem que seu uso frequente não cause malefícios, eles também existem. Mas, e se a maconha fosse, desde sempre, considerada legal, será que ela seria tão mal vista quanto é hoje?

E se o álcool fosse descoberto hoje, como ele seria visto pela grande maioria após deixar pessoas bêbadas trocando as pernas, vomitando pela rua e até em hospitais e coma alcoólico como acontece mais do que imaginamos?

Esses questionamentos surgiram após uma recente pesquisa mostrar que a maconha, que é proibida em vários lugares, é 144 vezes menos letal que o álcool, liberado em praticamente todas as festas do planeta.

Álcool-mata-mais-do-que-maconha1

Este estudo procurou quantificar o risco de morte associado ao uso de várias substâncias tóxicas. Durante o processo, os pesquisadores descobriram que a maconha é a droga mais segura.

Nesta pesquisa, que foi publicada na “Scientific Reports”, subsidiária da revista “Nature”, os cientistas não focaram na contagem de mortes, como já aconteceu em outros estudos do gênero. Aqui eles compararam doses letais de cada substância com a quantidade que uma pessoa comum usa.

Após análise das drogas mais mortais, a maconha apareceu no final da lista, enquanto que o álcool apareceu juntamente com heroína, cocaína e tabaco liderando essa lista.

Apesar de existir um risco de mortalidade entre os usuários da maconha, a pesquisa pôde ver também que esse risco é bem baixo.

Álcool-mata-mais-do-que-maconha2

Os cientistas deixam claro que, não é que fumar a erva é “seguro, e ponto final”, porém estudos vêm mostrando que, de fato, ela é sim “mais segura do que o álcool”.

Essa pesquisa também para que possamos entender que bebida alcoólica não é brincadeira e como ela pode ser nociva. Tome sempre muito cuidado ao ingerir esse tipo de bebida e sempre que for beber faça isso com muita moderação.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter