Curta o Gênero 2017
6 de junho de 2017
10 curiosidades sobre Mulher-Maravilha
6 de junho de 2017

Não é de hoje que comparar House of Cards com a situação política brasileira virou meme. Na verdade, dado as últimas circunstâncias, virou piada no bar, na internet, em todo canto dizer que os roteiristas da série perdem feio para a realidade brasileira. Tanto é que, recentemente, um anúncio da série feita no Aeroporto de Brasília virou atração turística.

Um outdoor da Netflix com os dizeres “Escolher dinheiro em vez de poder. Um erro que quase todos cometem” está fazendo sucesso por lá – e vamos combinar, se fosse colocado em qualquer outro aeroporto do Brasil não teria nem a metade do impacto que teve por ser colocado no de Brasília,não é mesmo? Pois o que parece um recadinho para nossos políticos agora virou parada obrigatória dos turistas.

Pois bem, mas o tema político não é privilégio de House of Cards. Há vários seriados que abordam a política em suas mais variadas facetas e sim, podem nos surpreender ao ver que os problemas políticos não são exclusividade brasileira. Olha só:


Boss
A trama gira em torno de Tom Kane, prefeito de Chicago, uma das cidades com maior índice de violência nas periferias dos Estados Unidos. Kane é diagnosticado com uma doença degenerativa, e tem pouco tempo de vida, mas ele resolve esconder isso de todos para permanecer no poder até onde puder, custe o que custar.


Marseille
A série foi produzida pela Netflix da França e traz ninguém menos do que Gerard Depardieu no elenco. O ator interpreta o prefeito da cidade de Marseilha, que apesar do grande potencial turístico, sofre com a pobreza da população e a violência. Enquanto ele faz de tudo para construir um grande cassino na cidade, seus pretensos aliados se unem para traí-lo e tomar o poder de suas mãos.


The West Wing – Nos Bastidores do Poder
A série foi ao ar entre 1999 e 2006 aqui no Brasil e como o nome sugere, msotra o que acontece longe das câmeras dentro da Casa Branca, principalmente na ala oeste do local, onde o presidente se reúne com seus assessores e todas as decisões políticas são tomadas. A série romantiza um pouco a política norte-americana, mas é imperdível para quem gosta de House of Cards.


The Good Wife
Não pense que se trata apenas de uma série sobre um escritório de advocacia e uma mulher com problemas conjugais. The Good Wife é pura política em diversos episódios e a disputa pelo poder – nas mais diferentes esferas – é recorrente a cada temporada!

President
Trata-se de uma série coreana que conta a história de um político jovem e ambicioso que não vai medir esforços  para chegar onde quer:no topo do poder. Mesmo que para isso precise lidar com seus problemas familiares de uma forma que nem todos aprovariam. Disponível no Netflix, viu?

E além das séries citadas, vale lembrar que House of Cards tem uma versão original britânica chamada House of Cards Trilogy, produzida pela BBC, que também é muito boa!

Fotos e vídeos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *