Algoritmo consegue prever se o seu relacionamento vai dar certo

Ciência|Comportamento|Vida a dois

Começar um relacionamento muitas vezes é complicado. Como toda novidade, rola uma insegurança, expectativas, surpresas boas e ruins e cobranças dos dois lados. Mas já pensou se você pudesse prever se o amor da sua vida é realmente alguém para chamar de seu nas redes sociais? Pois pare de imaginar! Para os apaixonados de plantão ou para aqueles que têm o “dedo podre” para o amor, há uma esperança: Um algoritmo criado na Universidade de Southern, na Califórnia, é capaz de prever se o seu relacionamento atual irá ou não dar certo.

A pesquisa que propõe um novo olhar sobre os relacionamentos pôde determinar o que aconteceria com a relação em 80% dos casos. Para adivinhar o futuro, os cientistas usaram gravações de sessões de terapia de 134 casais para treinar o software que prevê o futuro dos relacionamentos.

Na terapia convencional, os psicólogos geralmente analisam no bate papo do casal alguns “marcadores comportamentais”: eles avaliam quando um cônjuge culpa o outro pelos problemas ou o quanto está aberto a aceitar o outro como ele é, por exemplo. Já o algoritmo ignora o que as pessoas falam – ele presta a atenção no tom de voz que elas usam para conversar.

Além disso, segundo os pesquisadores, focar na altura, no timbre e na intensidade da voz dos casais é melhor do que a análise de comportamento. Isso porque a forma com que falamos tem uma ligação forte com o jeito de lidarmos com as emoções.

futuro dos relacionamentos 2

Em 80% dos casos, o vidente tecnológico foi capaz de decifrar o que iria acontecer com o relacionamento alheio e se você ainda quer motivos para acreditar na pesquisa, saiba que o algoritmo também forneceu detalhes sobre o futuro dos relacionamentos respondendo se a relação iria piorar, permanecer na mesma, melhorar ou se recuperar completamente.

Essa foi a maior taxa de acerto registrada para um algoritmo deste tipo, o que mostra que a forma como as coisas são ditas têm um significado ainda maior que as palavras em si para determinar o futuro dos relacionamentos.

Fotos:Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter