A obra “Alice no País das Maravilhas” é um clássico. A história, além de acalentar crianças no mundo inteiro, também serve de inspiração para diversos estilistas. O livro já rendeu adaptações para o teatro e para o cinema – tendo a última acontecido em 2010, em uma versão do diretor Tim Burton, que foi sucesso de bilheteria.No próximo mês (julh0), o clássico de Lewis Carroll completa um século e meio de existência. Claro que homenagens não poderia faltar! A estilista Vivienne Westwood – que já criou o design para vários modelos de Melissa – criou, em parceria com a Vintage Classics, uma capa e uma introdução para esta edição especial comemorativa.
O novo estilo da capa mescla com o estilo de Vivienne: o print harlequin em uma imagem de Alice. Além do design da capa e a introdução, Vivienne dedicou algumas páginas a discorrer sobre sua visão de capitalismo, meio ambiente, energia sustentável e ativismo. “Nunca sejam complacente, crianças!”, ela pede nas páginas, “o mundo que achamos que conhecemos reflete a forma que estamos condicionados a vê-lo. Talvez não seja assim. Carroll está ao nosso lado. ‘Alice no País das Maravilhas’ é eterno, mas com minha capa e introdução – além da adição do ‘mapa do clima’ – e o texto ‘acabe, capitalismo’, eu ajudei a estabelecê-lo no tempo presente”. Carroll também foi inspiração para a criação da coleção de outono/inverno 2012 de Vivienne.
As ilustrações são de John Tenniel. A nova edição é composta por 348 páginas e é vendida na loja de Vivienne Westwood, tanto física quanto online. Se você pretende adquiri-lo, pode fazê-lo pelo site da Amazon. O livro custa £ 10,06, cerca de R$ 34,80. Ainda não há data para publicação no Brasil.
E vocês, o que acharam? Foi bem bacana a ideia de Vivienne interagir com as crianças, ao expor situações complicadas pelas quais o mundo tem passado. Vocês concordam? Comentem!
Fotos: Reprodução