Alimentação saudável durante a gravizez

Comportamento|Dicas|Mulher

Será que comer por dois é realmente indicado? Quanto de peso ganho é aceitável para uma gravidez saudável? Quando o assunto é alimentação, essas e outras preocupações e dúvidas passam pela cabeça de qualquer mulher durante a gestação. Um fato comum nesse período da vida da futura mamãe é ouvir muitos “palpites”, já que nesses momentos cada pessoa que quer ajudar fala qualquer coisa e é aí que mora o perigo.

Durante a gravidez é necessário que a mulher tenha bastante atenção para o que vai fazer, principalmente quando se trata da alimentação. Para ajudar as mamães de primeira viagem, ou não, a manter uma alimentação saudável durante a gravidez, o No Pátio traz algumas dicas da nutricionista, Patrícia Cruz. Saiba o que deve você deve comer e o que precisa evitar, e tudo mais que uma gestante precisa saber sobre nutrição. 

De acordo com a nutricionista, “a gestante deve evitar alimentos industrializados ricos em sódio, ricos em gordura e açúcar. Por sua vez, deve aumentar o consumo de frutas e verduras, prestar atenção na ingestão de água e não ficar longos períodos em jejum”, explica a especialista. Patrícia ainda revela que acreditar que a mulher grávida pode comer por dois é um grande erro. “Muitas pessoas acreditam que durante a gestação deve-se comer por dois ou que após o parto que não deve controlar a dieta, que caso inicie, pode deixar de amamentar, que o leite ficara fraco. Isso na verdade são grandes mitos envolvendo a alimentação na gravidez”

◊ O que comer durante a gravidez?

Para manter uma alimentação saudável durante a gravidez em um cardápio ideal não pode faltar: alimentos fontes de cálcio – leite, iogurte e queijos para saúde óssea; alimentos fontes de ferro – carne vermelha, aves, leguminosas (feijão, lentilha); e vegetais verdes escuros – espinafre, rúcula, agrião,  para evitar a anemia, que é muito comum durante esse período.

Além disso, Patrícia também indica as fibras – arroz integral, cereais integrais, pães integrais, para evitar a constipação, que também é comum durante a gravidez, devido à progesterona.

◊ Cada mês é uma fase

É por meio da alimentação da mãe que o bebê recebe os nutrientes necessários para o desenvolvimento de acordo com as semanas da gestação. A nutricionista explica, por exemplo, que durante as primeiras semanas de gestação é comum a suplementação de acido fólico, vitamina do complexo B, que e evita a má formação do tubo neural. E em uma dieta restritiva há menos troca de nutrientes materno-fetal, desenvolvimento placentário e fluxo sanguíneo inadequado. O que, consequentemente, acaba afetando o desenvolvimento fetal.

◊ O que não comer

Nesse período a mulher deve evitar bebida alcoólica, bebida com cafeína (chá preto, chá mate, chá verde, refrigerantes). Segundo Patrícia Cruz, esses alimentos são estimulantes do sistema nervoso do bebê. Além disso, a nutricionista também indica não se alimentar de carnes cruas e peixes crus, pois esses alimentos são hospedeiros do parasita da toxoplasmose.

→ Dicas extras da nutricionista para as gravidinhas:

– Não coma por dois;

– Coma a cada 3 horas;

– Caso tenha azia não coma para aliviar, beba água bem gelada com gotas de limão ao longo do dia;

– Use o polivitamínico prescrito por seu obstetra ou nutricionista ao longo da gestação e também por um ou dois meses após o parto.

Agora que você está grávida, é importante tentar aumentar a ingestão de determinados nutrientes, como proteínas, vitaminas e ferro, para ter certeza de que você está consumindo tudo o que o seu corpo e o do bebê em desenvolvimento precisam. Mas com dicas que o No Pátio trouxe nesta matéria ficará bem mais fácil manter uma alimentação saudável durante a gravidez, não é mesmo?

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter