Fevereiro é sinônimo de festa, principalmente por ser o mês do carnaval. Para aproveitar os cinco dias de folia muita gente costuma passar o feriadão longe de casa, optando por viajar, participar dos blocos de carnaval ou dos famosos trios elétricos. E claro que toda essa agitação altera o sono e a alimentação, o que prejudica o funcionamento do organismo.
Para não comprometer a sua saúde e aproveitar ao máximo a diversão que este período do ano promete, confira algumas dicas de alimentação saudável que a nutricionista Patrícia Cruz separou para o Pátio Hype.
De acordo com a especialista, para aproveitar as comemorações sem arrependimentos é interessante investir em aliar uma alimentação saudável a boas horas de sono e não exagerar no excesso de bebidas alcoólicas. “Entre um copo e outro, procure tomar muita água”, aconselha a nutricionista. Lembrando que a recomendação aceitável indicada pela Organização Mundial da Saúde, é de 30g de álcool por dia, equivalente a três copos de chope ou uma dose de whisky por dia.
→ Dicas para escolhas saudáveis no carnaval:
1 – Hidratação: beba muita água nesse período, escolha opções variadas como água de coco, isotônico ou suco de frutas;
2 – Alerta: ao ingerir bebidas alcoólicas, lembre-se de se alimentar!
3 – Energia: ingira alimentos que atribuam energia ao seu organismo, como, por exemplo: arroz, pães ou batatas;
4 – Refeições: não deixe de fazer as três refeições principais, ou seja, o café da manhã, almoço e jantar;
5 – Blocos: se você for aproveitar para pular o carnaval, leve sempre um lanche extra, como barra de cereais ou frutas secas.
Nesse período, também é importante evitar produtos ricos em gorduras e redobrar a atenção ao ingerir alguns alimentos. “Não há como listar alimentos permitidos e proibidos em nenhuma época do ano. Portanto, priorize fazer refeições completas para ficar satisfeito e esqueça os petiscos que causam uma sensação de saciedade só por um momento”, recomenda Patrícia.
→ O que não fazer neste carnaval:
1 – Excesso de gordura: evite alimentos ricos em gordura, que exigem mais da digestão, como: frituras ou feijoada;
2 – Jejum: não fique longos períodos sem ingerir alimentos;
3 – Bebida alcoólica: além de ser muito calórica, auxilia na desidratação. Lembre-se: nunca beba sem comer;
4 – Alta temperatura: “prefira não consumir alimentos que estão expostos em temperatura ambiente há muito tempo”, alerta a nutricionista;
5 – Praia: evite consumir molhos à base de maionese.
Agora que você já sabe que alimentação saudável e energia no carnaval devem andar lado a lado, siga as dicas e não descuide da sua saúde. Afinal, sem ela não há diversão, não é mesmo?
Fotos: Reprodução.