“Half na Floresta”: jogo sobre sustentabilidade desenvolvido por pesquisadores
8 de dezembro de 2011
Visagismo nas roupas: looks nas cores certas para o tom da sua pele!
9 de dezembro de 2011

Alimento da vez: proteína da soja!

A proteína da soja ganha a cada dia mais apreciadores! Mesmo os que não são tão chegados em cardápios com pratos vegetarianos vão amar essa novidade! Ah! Se já passa pela sua cabeça comidas sem graça e super esquisitas, pode apagar essa ideia já! As receitas mais pedidas pelos brasileiros como uma boa feijoada, aquele estrogonofe maravilhoso e até os escondidinhos podem perfeitamente ser adaptados e levar na composição a proteína da soja.

O melhor de tudo isso é que o modo de preparo desses quitutes é super fácil e resultam em alimentos bem mais saudáveis. Quer saber algumas receitinhas de dar água na boca e ainda ficar por dentro dos benefícios da proteína da soja? O No Pátio deixa você super bem informada sobre essa maravilha que ganhou o gosto de muita gente! Não tem como perder!

A soja é considerada um alimento funcional e super indicado para quem quer ficar em dia com saúde! Por fornecer muitos nutrientes ao organismo, a soja já foi objeto de estudo de várias pesquisas. A maioria delas diz que a proteína está sim associada a redução de incidência de algumas doenças, como câncer de esôfago, próstata, pulmão, cólon retal e mama. Além de prevenir também problemas relativos a osteoporose, diabetes e o mal de Alzheimer.

Antes de preparar as receitinhas, é super importante hidratar bem a proteína da soja durante duas horas. A água deve ser bem quente. Se você preferir ferver, não há problema nenhum! Coloque água até cobrir a proteína, tampe a panela e espera de 1 a 3 minutos. Quando ela estiver bem macia é o sinal de que está na hora de apagar o fogo!

Agora é a hora de escorrer bem a água! Use um escorredor ou esprema a proteína de soja com a mão mesmo. Esse processo é muito útil para eliminar a acidez e não altera em nada o sabor da proteína. Essa etapa da preparação é super importante para que o prato fique, de fato, saboroso. Caso você pule essa parte, a comida corre o risco de ficar sem gosto.

Além da praticidade durante o processo e o preço relativamente em conta, a proteína de soja é uma excelente aliada para a saúde. Redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos são alguns dos benefícios proporcionados por ela. Sendo assim, o alimento é hiper indicado a quem quer diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.

Encontrar alimentos que conseguem aliar um sabor super agradável aos benefícios gerados ao corpo não é tão difícil quanto se imagina!

Estrogonofe de Soja
Ingredientes
Purê:
– 500g de mandioquinha descascada e cozida
– 1/2 lata de creme de leite light
– sal a gosto
Recheio:
– 1/2 xícara (chá) de proteína de soja
– 1 cenoura ralada
– 2 colheres (sopa) de azeite
– temperos verdes a gosto (salsinha, coentro, manjericão, tomilho)
– 100g mussarela de búfala
– pimenta branca a gosto
– sal a gosto
Modo de Preparo
Purê:

Esprema a mandioquinha, coloque o creme de leite e misture bem esses ingredientes. Adicione o sal e reserve.
Recheio:
Refogue a cenoura e a soja com os temperos em uma panela com um pouco de azeite. Coloque o sal e pimenta a gosto. Deixe secar bem o caldo e espere esfriar
Montagem do prato:
Forre um refratário com o purê de mandioquinha. Deposite com cuidado o recheio em cima do purê e depois jogue por cima a mussarela de búfala. Leve ao forno para gratinar.

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *