Alimentos que você replanta e não compra mais

Dicas verdes|DIY Sustentável|EcoFriendly|Sustentabilidade

Não precisa ser nenhum gênio para dizer que anda sobrando mês no fim do salário. Como todo mundo diz por aí, “é a crise”. O fato é que a grana anda curta para muita gente, e em horas assim, é preciso fazer mágica para fazer o salário render. Mas e se em vez de fazer mágica, bastasse uma ideia sustentável? E essa ideia sustentável, além de economizar no seu bolso, ainda rendesse uma decoração bem bacana para sua casa?

Pois veja agora uma listinha com alimentos que você replanta, ou seja, compra uma vez só e pronto! Vamos economizar?

Alimentos que você replanta6Cebolinha
Abrindo a lista dos alimentos que você replanta, está a famosa cebolinha, provavelmente a mais conhecida da lista. Sim, por que você já deve ter visto sua mãe ou sua avó colocar a parte branca desse tempero em um copo com água. Pois é exatamente isso que você vai fazer: coloque a ponta branca em um pote com água limpa (cerca de 2,5 centímetros de parte branca). Coloque em um local ensolarado e troque a água diariamente. Em cerca de uma semana, pronto! Cebolinhas novas! Quer replantar e ainda dividir? Faça isso em um vasinho ou em uma hortinha, e vai ser cebolinha para dar e vender!

Alimentos que você replanta5Salsão (ou Aipo)
Ingrediente comum em sopas e sucos detox, então, replantando, você enxuga o bolso e o corpo! O processo é parecido com o da cebolinha: deixe uns 5 centímetros de talo e coloque em um copo com água. Troque a água diariamente e deixe ao sol, sempre regando um pouco em cima para não ressecar. Ao fim de sete dias, mais ou menos, novas folhas nascerão. Então, basta transferir para um vaso com terra fofa e furos para evitar o acúmulo de água. Continue regando e em breve, salsão fresquinho para você!

Alimentos que você replanta4Alho Poró
Adivinha? Exatamente, o mesmo processo da cebolinha e do salsão. A diferença é que esse não deve ficar mergulhado em água, apenas a pontinha com a raiz.

Alimentos que você replanta2Manjericão
Na verdade, praticamente todas as ervas aromáticas vão seguir esse método, ok? Então pode usar para replantar hortelã, alecrim, manjericão roxo, tomilho e outros. Basta separar alguns galhos e retirar as folhas da parte de baixo, deixando algumas nas pontas. Coloque em um recipiente com água e troque a água a cada dois dias, até as raízes começarem a crescer. Quando tiver uns 2 centímetros de raiz, replante em um vaso grande ou floreira, pois essas ervas costumam ser espaçosas! Continue regando e deixando ao sol e pronto! Ervas aromáticas fresquinhas para dar aquele tchan! na comida!

Alimentos que você replanta3Batatas
Para encerrar nossa lista de alimentos que você replanta, estão as batatas. Já reparou que depois de um tempo surgem pequenos brotos nas batatas que você guarda? Pois bem, batata gosta, literalmente, de sombra e água fresca. Então, deixe esses brotos crescerem um pouco. Depois, retire apenas a parte que eles estão e plante em na terra, com o broto para cima. Pode cobri-lo e plante bem fundo, viu? Uns 8 centímetros. Depois, como falamos, sombra e rega com água fresca. E uma boa dose de paciência, por que aí já demora um pouco. O ideal é plantar no chão mesmo.

Claro que existem muito mais alimentos que você replanta e não compra nunca mais, mas já são um pouco mais complicados. Mas temos certeza que com essas dicas, a natureza e seu bolso já vão ficar bem agradecidos!

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter