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Atualmente, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com seus hábitos alimentares. Motivo, aliás, que impulsiona a busca por alimentos que ofereçam benefícios a saúde e que proporcionem bem estar. No entanto, quem preza por um estilo de vida mais saudável já percebeu essa não é uma tarefa fácil e que, de tempos em tempos, algum alimento é considerado o vilão da balança. Para quem deseja ficar livre desses modismos nutricionais e adotar hábitos condizentes com o estilo de vida que leva, é importante sempre fazer duas perguntas antes de agregar ou excluir determinado alimento das refeições: É saudável para quem e para o que?

A nutricionista comportamental, Patrícia Cruz, afirma que só depois de analisar essas condições clínicas é que se pode tomar alguma decisão. “Eles podem ser saudáveis, mas isso não significa que não engordam se consumidos em excesso. São coisas completamente diferentes no contexto nutricional”. Por essa razão é sempre importante saber quais são os alimentos saudáveis que também podem engordar.

Confira a lista abaixo, de acordo com a nutricionista:

Carboidratos: Se consumidos na quantidade adequada ajudam na saciedade, repõem as energias e são sempre bem vindos em qualquer tipo de dieta, tanto para manutenção quanto para redução de peso.

Dica da nutri: Para melhorar a escolha, opte pela versão integral, como por exemplo, arroz integral, pães integrais, cereais integrais ou aveia.

Azeite de oliva: Fonte de gordura monoinsaturada tem efeito cardio protetor que auxilia na redução do colesterol. “Por mais que seja considerado um dos integrantes da lista de alimentos saudáveis, se consumido em excesso provoca ganho de peso.” Alerta a nutricionista.

Abacate: “É considerado o inimigo número um das dietas de redução de peso. Porém, não é bem assim, nele há uma fonte de gordura do bem, monoinsaturada que também protege o coração e pode ser consumido com moderação”, esclarece Patrícia.

Banana: “Considerada calórica e proibida para quem deseja manter a forma. Isso não é verdade!”, afirma a nutricionista. A banana é uma fruta fonte de carboidrato, sendo muito bem vinda antes de qualquer atividade física. Além disso, é fonte de triptofano (precursor do neurotransmissor serotonina) que auxilia na saciedade e traz a sensação de bem estar.

Batata doce: Fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico possui absorção lenta e disponibiliza energia em longo prazo. A batata doce também provoca saciedade por mais tempo.

Manteiga: Esse é um típico alimento que você deve perguntar para que e para quem? É fonte de gordura saturada, portanto, seu consumo deve ser bem moderado, principalmente, se você tiver nível de colesterol elevado. “Porém, a manteiga não engorda nem mais e nem menos do que as outras gorduras existentes. Deve ser consumido com moderação, se você não tiver o colesterol elevado”, ressalta a nutricionista Patricia Cruz.

Depois dessas dicas você já sabe que consumir alguns alimentos corretamente é fundamental para um estilo de vida mais saudável. Portanto, tenha em mente que tudo deve ser consumido em moderação. Esse é o segredo do sucesso!

Fotos: Reprodução. 

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