A combinação de altas temperaturas, típicas do verão brasileiro, com o período de feriados prolongados pode se transformar em um prato cheio para o aumento de casos de desidratação nesta época do ano. Como o próprio nome indica, a desidratação é a diminuição de água e eletrólitos do organismo, um quadro particularmente preocupante em crianças e idosos, podendo inclusive levar a morte. Nesse contexto, introduzir alimentos leves na rotina diária é fundamental para manter-se saudável na estação mais quente do ano. Mas o que fazer com os alimentos que necessitam de atenção especial na conservação, como frutas e verduras?
Sabendo que frutas e verduras podem durar menos tempo por causa do calor, o Pátio Hype listou algumas sugestões da nutricionista Patrícia Cruz com frutas ideais para evitar a desidratação e traz dicas de conservação dos alimentos. Confira e aproveite para curtir o calorzão de forma mais saudável.
Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que as altas temperaturas podem fazer o corpo se desidratar facilmente, por isso, o ideal é ingerir de dois a três litros de água durante o calor. “Lembre-se de tomar pelo menos um copo a cada hora e não espere sentir sede para tomar água”, aconselha a nutricionista.
♦ Frutas ideais para evitar a desidratação
– Melancia: composta por 95% de água é ideal para desintoxicação. Além disso, ela é rica em vitamina A, C e vitaminas do complexo B, que ajudam a ter uma dieta mais nutritiva;
– Abacaxi: também possui nível elevado de água em sua composição. Cerca de 86% da fruta é composta apenas por água! Rico em vitamina A e C, ele possui ação desintoxicante e refrescante;
– Pera: composta por sais minerais como sódio, potássio, ferro, magnésio e cálcio. É rica em fibras, que auxiliam no bom funcionamento intestinal;
– Pêssego: possui sais minerais, vitaminas A, C e do complexo B. Além de carboidratos e fibras, essa fruta possui efeito antioxidante que traz muitos benefícios para a pele.
♦ Como conservar frutas e verduras no calor?
– Planeje bem as compras, não compre itens em excessos que podem acabar sobrando no fim da semana;
– Na hora de escolher frutas e verduras, evite as amassadas e ou machucadas;
– Lave as frutas antes de comer e também para guardá-las. Em seguida, seque-as com um pano limpo;
– Observe a temperatura da geladeira. Ela deve permanecer em 6°C. O ar muito gelado pode comprometer a conservação;
– Antes de guardar as hortaliças, deixe-as secando em cima da mesa;
– Ao guardar as hortaliças em sacos plásticos, faça pequenos furos no fundo para facilitar a ventilação.
Como é sabido, manter a hidratação é fundamental para o bom funcionamento dos órgãos, garantindo que todas as funções do organismo serão cumpridas. Portanto, siga nossas dicas de frutas ideais para evitar a desidratação e mantenha o ritmo saudável o ano todo e não somente no verão!
Fotos: Reprodução.