Alternativas para substituir o consumo de carne vermelha

Comportamento|Saúde

Em busca de uma alimentação mais saudável, muitas pessoas tem o desejo de reduzir o consumo de carne vermelha, rica em gorduras saturadas e colesterol. Doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo o câncer são cada vez mais associados ao consumo de desse alimento.

Mas, substituir a carne vermelha da dieta não é tão simples assim. O item é uma ótima fonte de ferro e proteínas, que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo. O No Pátio selecionou algumas dicas para você substituir a carne vermelha e inserir novos alimentos no cardápio. Fique ligado!

 

1. A dupla bem brasileira: arroz e feijão

Arroz e feijão são itens que não podem falar na mesa do brasileiro. O melhor dessa combinação é que o que falta em um, o outro completa. O feijão tem os aminoácidos essenciais ao nosso organismo, alto valor protéico e ferro e o arroz a metionina.

2. Frango e peixe

Quase todos os nutrientes – ferro, zinco, proteínas e vitaminas B12 – da carne vermelha são encontrados nas carnes brancas, como o frango e o peixe. O ponto positivo é que as carnes brancas tem quantidades menores de colesterol e gordura saturada. Muito mais saudáveis! Para a refeição ficar ainda mais leve, retire a pele do peixe e opte por prepara-lo na grelha ou cozido. Nada de frituras.

3. Leite e seus derivados

O leite é uma das principais fontes de proteinase de gordura animal. Os tipos fortificados são os mais recomendáveis porque compensam a baixa concentração de ferro. Uma dica preciosa é não misturar o leite entre as refeições, para não prejudicar a absorção do mineral. As vitaminas com iogurte ou frutas são ótimas para acompanhar um sanduíche e fazerem parte do cardápio da tarde!

5. Soja

Rica em proteínas e fonte de todos os aminoácidos que o organismo precisa, a soja reduz o colesterol e previne doenças cardiovasculares. Bife, queijo, leite e até hambúrguer de soja são encontrados facilmente no mercado e representam excelentes opções para quem deseja substituir a carne vermelha.

O importante é saber que não se pode trocar a carne por apenas um desses itens. Não existe nenhum alimento que contenha todos os nutrientes necessários ao corpo e todo nutriente pode ser encontrado em mais de uma qualidade de alimento.

O segredo para uma refeição saudável é seguir uma dieta equilibrada e variada, assim não haverá comprometimento dos nutrientes que devem ser ingeridos diariamente. Seu corpo agradece os cuidados com a alimentação!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter