Alunos dos melhores professores aprendem 68% mais do que os colegas orientados pelos piores docentes, é o que afirma o estudo “Caminhos para Melhorar o Aprendizado”, composto por 200 artigos científicos nacionais e internacionais sobre educação.
De acordo com a pesquisa, “uma boa escola e um bom professor são indispensáveis para o aprendizado do aluno”. Quantidade de alunos por sala, apoio e estrutura da escola também são fundamentais para esses resultados! O levantamento vem de um projeto desenvolvido em conjunto pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Instituto Ayrton Senna e movimento Todos pela Educação.
Renato Paes de Barros, secretário da SAE, afirma: “Por muito tempo, os estudos mostraram que o ambiente familiar era mais importante para o aprendizado e o professor, pouco. Os estudos passados falharam.” E completa: “Os novos demonstram que a qualidade do professor é a coisa mais importante da escola.”
Maior tempo de carreira e melhor formação acadêmica nem sempre fazem de um professor o melhor! Segundo Barros, “todo aluno e toda direção sabe quando o professor é bom”. E confirmou que “Os alunos realmente aprendem.”.
O estudo aponta “O sucesso do professor pode depender mais de características não observadas nas pesquisas, como liderança, motivação e persistência”. A remuneração também tem peso nesse processo “A existência de algum componente variável na remuneração dos professores, como bônus atrelado ao desempenho, pode aumentar o nível de esforço e dedicação deles. Em ambos os casos, o resultado é uma melhora no desempenho dos alunos em exames de proficiência”.