Alunos da USP fazem paródias para melhorar dieta jovem

Brasil|Comportamento

Você pode nunca ter ouvido uma música inteira do cantor de forró Wesley Safadão, mas com certeza aquela musiquinha que diz “99% anjo, perfeito, mas aquele 1% é vagabundo” já deve ter penetrado sua mente em algum momento. Que o hit é febre em praticamente todo o País todo mundo sabe, então por quê não aproveitar a melodia da famosa canção de Marcos e Belutti e Wesley Safadão para advertir os jovens sobre os riscos da ingestão de alguns produtos alimentícios?

Com uma excelente sacada, estudantes de nutrição da USP (Universidade de São Paulo) criaram, há dois anos, um canal no Youtube com músicas que estão “bombando” nas paradas. A diferença do canal para outros milhares que já existem? Todas as músicas recebem outras letras com dicas de alimentação saudável.

Em dias de calor, aquela caixinha de suco delicioso e geladinho vira uma tentação. Se liga, que aquilo não é bem suco. Quer dizer, uma mínima parte até é, mas a maioria do conteúdo sob o rótulo de néctar é açúcar mesmo, e seu consumo excessivo pode levar a um diabetes no futuro.

USP 1

Para esse tipo de produto os estudantes criaram a paródia “1% suco”, uma entre as dezenas de vídeos produzidos pelo grupo e publicadas no canal USParódia. Neste momento, o principal alvo do grupo de alunos da USP, formado por Felipe Daun, Bruna Tomaz Cabral e Mariana Arid, são as comidas industrializadas.

Não é à toa: segundo pesquisa do Ministério da Saúde publicada em julho, as bebidas açucaradas são consumidas por 56% dos 75 mil adolescentes, de 12 a 17 anos, entrevistados pelo ministério. Dos alimentos listados na pesquisa, as frutas não ficaram nem entre os 20 alimentos mais consumidos por essa faixa etária.

Como tudo começou

O projeto começou como um trabalho na aula de educação nutricional para a Faculdade de Saúde Pública da USP. A ideia, no entanto, sobreviveu ao fim do semestre e virou um projeto de extensão para atingir a comunidade.

Atualmente, Bruna Tomaz Cabral e Mariana Arid, 22, se dividem como podem para criar os vídeos. Elas criam as paródias, atuam nos vídeos, gravam, editam e contam com o talento de amigos e namorados para gravar as novas versões das músicas.

A linguagem jovem e direta pode virar ferramenta na vida profissional. “É um recurso que dá para usar para o resto da vida, para explicar aos clientes, de maneira lúdica, como ter uma alimentação mais saudável”, afirma Bruna.

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Fotos e vídeo: Reprodução.

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