Dois alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), do município de Cedro, conquistaram o 6° lugar na Worldwide Freescale Cup Challenge, que ocorreu na última semana, em Erlangen, na Alemanha. Esta foi à segunda vez consecutiva que os cearenses representaram o Brasil durante a etapa mundial do torneio de robótica.
Os três primeiros lugares na competição mundial ficaram respectivamente com, China, Malásia e Suíça. Atrás dos brasileiros ficaram as equipes dos Estados Unidos, México e Índia. A equipe brasileira foi escolhida após uma seletiva nacional que escolheu nove grupos de universidades de países como China, Malásia, Suíça, Coreia do Sul, Taiwan, México, Estados Unidos e Índia. A equipe cearense é composta por dois professores do IFCE, Alan Vinícius Batista e Pedro Henrique Miranda, e pelos alunos, Francisco Weverton Lima e José Aílton Batista da Silva, ambos graduados em Mecatrônica Industrial.
Já é o quinto ano que o professor Pedro Henrique Miranda participa da competição. Segundo ele, a experiência trouxe avanços. “Evoluiu bastante. E já estamos trabalhando com outra tática para reduzir o tempo para 50%. Vai envolver três professores da área de Eletrônica e Modelagem, mais dois professores da Matemática e os alunos também”, revela Pedro Henrique.
O professor explica ainda que, os alunos desenvolveram a programação e o sensoriamento de um carro padrão para fazer o percurso em menor tempo possível. “No interior, a repercussão desses eventos é muito grande e positiva. As pessoas podem ver o ensino da instituição transformado em um feito glorioso”, comemora ele.
O Worldwide Freescale Cup Challenge é um campeonato mundial em que alunos constroem e programam um carro para completar, de forma autônoma, um percurso em uma pista de corridas composta de curvas, rampas, túneis, quebra-molas e cruzamentos. Aquele cujo desempenho for mais rápido e não descarrilar vence a competição.
Fotos: Reprodução.