Após o desconto concedido pelo Governo Federal na conta de luz do brasileiro em janeiro. A agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou alta de 3,52% em média, para a tarifa de energia da Companhia Energética do Ceará (Coelce), o reajuste passa a vigorar a partir do próximo dia 22 de abril.
O índice pleiteado pela companhia havia sido de 8,1%. O reajuste tarifário, em 2013, pode chegar a até 4,38% para consumidores de baixa tensão (abaixo de 2,3 kV). Já para os consumidores de alta tensão (acima de 2,3 kV), como os industriais o aumento é de 1,47%.
Cerca de 3,1 milhões de unidades consumidoras serão afetadas pelo reajuste localizadas em 184 municípios do Ceará.
José Caminha Araripe, responsável pela Área de Regulação e Mercado da Coelce, ressalta que as tarifas de energia não apresentavam aumento há 36 meses, tendo em vista que, em 2011, houve o congelamento das tarifas e, em 2012, uma redução na tarifa de energia (-10,89%).
De acordo com a Aneel, os percentuais aprovados levam em conta “a variação do IGP-M – indexador previsto no contrato de concessão para mensurar a inflação no período; o aumento do custo dos Encargos de Serviços do Sistema (ESS) e os gastos que as distribuidoras tiveram com compra de energia, em especial a elevação do custo variável em função do aumento da geração térmica.”
Foto: Reprodução