ANS desenvolve app que ajuda o consumidor a checar dados dos planos de saúde

Acontece|Atualidades|Tecnologia


Esta semana os clientes de planos de saúde ganharam um novo aliado para obter informações acerca de seus planos. Foi lançado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um aplicativo para smartphones e tablets que permite pesquisar as coberturas obrigatórias, conforme o tipo de plano contratado. A ferramenta também permite consultar os dados cadastrais de operadoras, saber se a empresa está ativa, o total de beneficiários e verificar os reajustes de planos de saúde individuais e familiares autorizados por ano desde 2000.

A proposta do “ANS Móvel” é melhorar o acesso a dados sobre planos de saúde e ampliar os canais de comunicação com a Agência através de uma linguagem simples e sem custos para o consumidor.

O programa “ANS móvel” pode ser baixado pelo Google Play Store e está disponível para todos os cidadãos, com ou sem plano de saúde, que usam aparelhos smartphones ou tablets com sistema operacional Android. Somente na saúde suplementar, são 50,3 milhões de beneficiários de assistência médica, além de 21,9 milhões contratos de planos exclusivamente odontológicos.

“O aplicativo é um avanço para o beneficiário de planos de saúde porque permite o acesso a diversas informações de forma fácil e ágil”, disse o diretor-presidente da ANS, José Carlos de Souza Abrahão.

ANS Móvel 2

O ANS móvel traz ainda os canais de comunicação com a Agência por meio de um ícone na tela, que permite que o consumidor tenha acesso direto aos contatos de atendimento, como o Disque ANS – 0800 701 9656. No final da consulta sobre cobertura assistencial, caso ainda tenha alguma dúvida, o consumidor também pode acessar, por meio de link direto, a Central de Atendimento no site da ANS e ver as perguntas frequentes, cadastrar seu pedido de informação ou registrar reclamação.

Quem paga plano de saúde espera, no mínimo, contar com o serviço quando precisar. Só que nem sempre isso acontece. Vamos torcer para que a ferramenta desenvolvida pela ANS ajude os consumidores a evitar algumas “dores de cabeça” com os planos de saúde.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter