Riomar recebe exposição “Golden Years Experience”
18 de outubro de 2016
Secult lança I Edital Cultura LGBT
18 de outubro de 2016
Você sabia que a pneumonia é a principal causa de óbito entre as doenças infecciosas no Brasil? A doença, que é uma infecção que se instala no pulmão, tem como principais fatores de risco o tabagismo e o alcoolismo, pois esses vícios reduzem a capacidade de defesa do aparelho respiratório.
Buscando proteger a população contra as infecções causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo), como a pneumonia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de ampliar no País a indicação da vacina Prevenar 13.

Desenvolvida pela Pfizer, a vacina já era indicada para crianças e adolescentes de dois meses a 17 anos e adultos com 50 anos ou mais. Agora, Prevenar 13 poderá ser utilizada também para a imunização de jovens e adultos entre 18 e 49 anos.
De acordo com o diretor médico da Pfizer, Eurico Correia, com a ampliação da indicação de Prevenar 13 pessoas de todas as faixas etárias poderão se proteger da pneumonia e outras infecções causadas pelo pneumococo. Essa medida é especialmente importante para os pacientes com comorbidades, como os asmáticos, hipertensos, imunocomprometidos e os portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
prevenar-13-2
No Brasil, a pneumonia é uma das doenças respiratórias mais comuns e, a cada ano, provoca milhares de internações e mortes. Somente entre julho de 2015 e julho de 2016, por exemplo, foram registradas 663.219 internações relacionadas à doença em hospitais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde indicam que, apenas em 2014, foram registradas 70.912 mortes pela enfermidade.
Três em cada dez casos de pneumonia, diagnosticados por exames laboratoriais, são provocados pelo pneumococo, bactéria que é responsável por 1,6 milhão de mortes por doenças pneumocócicas a cada ano no mundo, sobretudo em crianças e idosos, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso porque a pneumonia pneumocócica pode levar a complicações importantes, como insuficiência respiratória e cardíaca.
Fotos: Reprodução. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *