Se tem uma coisa com a qual os jovens começam a lidar cada vez mais cedo é com o sonho de entrar em uma faculdade pública. Cada vez mais concorrido, o vestibular – seja o tradicional ou pelo ENEM – é algo que tem demandando dedicação dos estudantes de forma cada vez mais precoce. Então não é difícil vermos adolescentes ainda no Ensino Fundamental já se preparando para esta etapa da vida. Mas um jovem cearense viu que está muito bem preparado para isso, tanto que com apenas 1 anos já passou dois vestibulares para Medicina e acaba de ser aprovado no vestibular do ITA!
Caio Temponi é natural de Três Rios (RJ), morou com a família em Juiz de Fora (MG) e hoje vive com os pais no Ceará. O menino tem uma rotina intensa de estudos. Pela tarde ele frequenta uma escola preparatória para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Já pela manhã ele estuda para as Olímpiadas de Matemática, das quais sempre participa. Inclusive, na última edição internacional que ele participou, a Olimpíada de Mayo Nível 1, Caio foi o único brasileiro a ganhar medalha, trazendo a de ouro para casa. Além de tudo isso, ele ainda faz curso de inglês e se prepara para tirar sua certificação.
Toda essa rotina já lhe traz bons resultados para além do conhecimento e das medalhas nas olimpíadas de matemática. Isso porque, aos 13 anos, ele passou em primeiro lugar a UECE, para o curso de Administração, um dos mais disputados da Estadual do Ceará. Mas não foi só isso. Caio também entrou para a lista dos aprovados com classificação máxima da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Minas Gerais. Com isso, ele foi a pessoa mais jovem a conseguir essa classificação.
Aos 14, Caio Temponi passou no vestibular do ITA
Agora, um ano depois, aos 14, ele passou três vezes para o curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, além do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e o primeiro lugar no curso de Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mas, sem dúvidas, a maior conquista de Caio em 2022 foi ser aprovado no vestibular do ITA, considerado o mais difícil do Brasil.
Mas se engana quem acha que os pais de Caio apenas o incentivam a estudar e estudar. Apesar de desde muito cedo ter demonstrado uma facilidade em aprender, o menino também gosta de realizar outras atividades. Para além do estudo, como várias outras crianças, Caio também adora jogar futebol, apesar de ter parado um pouco devido a pandemia. Outra atividade que o menino também adora fazer é dar aulas na internet. Ele mantém um canal no Youtube onde ensina o que sabe e dá dicas para outros jovens que também queiram se dedicar aos estudos assim como ele.
Fotos e vídeo: Reprodução