Para muitos estudantes de escola pública, o sonho de chegar à universidade parece distante. Fazer algum tipo de curso em uma instituição fora do Brasil, então… Soa quase impossível. Mas a história desse jovem mostra que não é bem assim. Guilherme Rocha tem 16 anos e era aluno de uma escola pública de São Paulo.
A gente diz era porque sua vida começou a mudar quando uma entidade que dá apoio a famílias de baixa renda entrou na vida do estudante. Tudo começou quando a Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart) cedeu a ele uma bolsa de estudos para um curso de verão em Harvard, uma das maiores universidades do mundo.
O curso em questão era de astronomia e, mesmo com a bolsa, Guilherme teria que enfrentar um processo seletivo. Ele fez provas, precisou tirar uma certificação em língua inglesa e passar por entrevista. Ao todo, Guilherme passou cerca de seis meses se preparando para enfrentar a seleção. Mas após a maratona de testes, ele conseguiu a vaga!
O curso foi em julho deste ano. Guilherme foi juntamente com outros três brasileiros – todos vindos de escola pública. Lá eles assistiam aulas juntamente com os universitários, e aprendiam sobre temas ligados a buracos negros e o Sistema Solar. Na volta, ainda com o apoio da Ismart, o estudante acabou sendo convidado para estudar em uma escola particular de São Paulo.
Atualmente, Guilherme faz o 2º ano do Ensino Médio com bolsa na rede particular. Após o curso em Harvard, o jovem sonha em estudar física na Universidade de Yale, também nos Estados Unidos. Para isso, ele já está se preparando para o processo seletivo que é complexo e diferente do brasileiro.
A história de Guilherme mostra como com dedicação e uma pequena ajuda, é possível ir longe!
Fotos: Reprodução