O que você estava fazendo aos 16 anos? Estudando para o Enem? Curtindo muito com as amigas? Bom,nem todos tem o talento e a sorte da Maisa, que aos 16 anos acabou de estrear seu próprio programa de entrevistas na TV, mas a jovem Greta Thunberg também merece entrar para a história. Isso porque, apesar de poucos a conhecerem aqui no Brasil, ela acabou de ser indicada ao Prêmio Nobel da Paz. E sim, ela recebeu essa indicação com apenas 16 anos!
Greta é sueca e é uma defensora militante do meio ambiente. Ao longo de 2018, ela chamou atenção de todo o mundo através de sua luta contra o aquecimento global. Para vocês terem uma ideia, somente em agosto do ano passado, ela passou três semanas indo diariamente ao parlamento sueco. Lá, ela passava horas protestando contra o silêncio dos parlamentares em relação ao aquecimento do planeta. E tudo isso devidamente registrado em suas redes sociais.
Em setembro, ela prometeu passar todas as sextas-feiras fazendo seu protesto em frente ao parlamento até que alguém a ouvisse. Mais recentemente, para ser mais exato na última sexta-feira (15), ela liderou centenas de estudantes ao redor do mundo. Em uma manifestação chamada #FridaysForFuture (ou sextas para o futuro, em tradução literal), os jovens tomaram as ruas de mais de 1600 cidades em mais de 100 países ao redor do mundo para combater a emissão de gás carbônico!
Os vencedores do Prêmio Nobel serão anunciados em outubro deste ano. Se ganhar, Greta será a mais jovem ganhadora do Nobel da Paz. Malala Yousef, quando ganhou o título, tinha 17 anos.
Vendo exemplos de jovens como Greta, até que a gente acredita que o mundo ainda tem salvação!
Fotos: Reprodução