As vendas de computadores caíram 10% em 2013 e atingiram o menor índice em anos, porque os consumidores não querem mais substituí-los
O menor nível de vendas de novos computadores foi registrado em 2013 desde que a consultoria IDC começou a acompanhar as vendas. A justificativa para a impactante queda é o fato das pessoas não verem motivos para trocarem seus computadores. O futuro das vendas é preocupante, pois só em 2013 a diminuição pode chegar a 10%.
A tecnologia não dá sinais de melhoras para as pessoas terem a necessidade de trocarem seus sistemas existentes. O estudo ainda descobriu que os computadores de mesa são os que tomam mais tempo das pessoas durante o dia, e não em tablets e smartphones como se acreditava.
O uso dos computadores de mesa segue caindo, pois não há novidades que façam os consumidores aproveitarem mais suas maquinas e com isso a vida útil dos aparelhos cresce, limitando as novas vendas. A solução seria, então, os aparelhos 2 em 1, que servem como tablets e notebooks. Esse tipo de aparelho pode alavancar novamente as vendas.
Até 2017, a expectativa é de que as vendas desses aparelhos cheguem a 40 milhões de unidades. Comparando o número com a marca de computadores vendidos, que é de 300 milhões, a quantidade pode parecer pequena, mas para a IDC é um importante crescimento para as vendas. Qual o seu motivo para não se desfazer do computador antigo?
Fotos: Reprodução