Quer coisa mais chata do que perder um ônibus e ficar sem ter a menos ideia de quando o próximo vai passar? E ainda ter que ficar esperando durante muito tempo em uma parada que não tem abrigo? Pois em breve os usuários de ônibus de Fortaleza vão ganhar uma ferramenta móvel que os auxiliará no seu dia-a-dia.
Na manhã da última quarta-feira (04), a Prefeitura de Fortaleza anunciou a criação e o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis com informações para auxiliar quem utiliza o transporte público na Capital. Segundo o informado, o aplicativo deve conter diversas informações como a grade com os horários de chegadas e partidas dos coletivos nos pontos de parada, os mapas do sistema de integração e ainda outras informações de interesse geral dos usuários de ônibus de Fortaleza. Um modelo semelhante de aplicativo mobile foi desenvolvido por estudantes universitários de Recife e já opera na capital pernambucana.
O aplicativo está com a previsão de ficar pronto e operante até junho deste ano, atendendo a toda a rede pública. No mesmo evento, foram anunciadas outras ações de mobilidade urbana. A Prefeitura prometeu requalificar as paradas de ônibus com a troca ou instalação de abrigos metálicos das paradas que concentram um maior número de linhas circulantes. Além disso, lixeiras devem ser instaladas a fim de evitar o acúmulo de lixo próximo as paradas, a iluminação pública deve ser também requalificada e os pontos de acessibilidade das calçadas devem ser refeitos. Foi prometida ainda a instalação de faixas elevadas para pedestres em trechos com alto índice de acidentes, como próximo a escolas. Nesses locais, a velocidade máxima permitida será de 30 km/hora. Todas essas ações fazem parte do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt).
Fotos: Reprodução