Estamos em pleno ano de 2021 e ainda existem pessoas que se incomodam com a roupa que os outros estão usando. E foi justamente esse preconceito que fez com que um aluno de 15 anos de uma escola espanhola fosse expulso. Tudo porque ele gostava de usar saia. Então, para apoiar o estudante, os professores se uniram em um ato aparentemente simples, mas de grande força: passaram a usar saias também.
Tudo começou quando José Piñas, professor de matemática, resolveu criar um movimento na escola após a advertência e consequente suspensão de Mikel Gómes. Após comparecer a escola usando saia, o aluno foi convidado a comparecer na sala de atendimento psicológico.
@mikelgmz No me daba tiempo a contarlo todo☠️##parati
♬ original sound – Mikel Gómez
A partir disso, após o ocorrido, José Piñas criou o movimento #LaRopaNoTieneGenero, algo como “A Roupa Não Tem Gênero”, em português. Então, o professor resolveu comparecer à escola usando saia para mostrar que não existe isso de roupa de menino ou roupa de menina. Já Mikél fez um desabafo no Tik Tok contando o que havia acontecido a ele. Em resposta, todos os alunos da escola compareceram a aula usando saias, em um gesto para lá de emocionante de apoio:
Já o professor de matemática desabafou em suas redes sociais sobre o ocorrido. “Há 20 anos sofri perseguições e insultos por minha orientação sexual no instituto onde agora sou professor. Quero me juntar à causa do aluno Mikel, que foi suspenso e mandado para o psicólogo por ter ido para a sala de aula com saias”, contou ele no Twitter. A atitude comoveu e inspirou outros professores, que também passaram a usar saia em homenagem a Mikél.
Fotos: Reprodução