Nossas cidades estão se tornando cada vez mais selvas de pedra em meio a tanto concreto e pouco verde. E, além de já termos poucas árvores, as que ainda estão de pé acabam sendo arrancadas para que no lugar delas venha mais concreto e asfalto.
Já que o Governo não faz nada para mudar essa situação, pelo contrário, são responsáveis pelas inúmeras reformas onde não se replanta o que foi preciso destruir, só nos resta reclamar, certo? Errado.
Nós também não só podemos como devemos arregaçar as mangas e fazer algo para mudar essa situação sim. Foi exatamente isso que o aposentado Hélio da Silva, de 62 anos fez onde vive. Ele, por conta própria, plantou mais de 16 mil árvores ao longo do córrego de Tiquatira, na região leste de São Paulo.
Foram mais de 170 espécies escolhidas para o plantio, entre elas estão jacarandás, imbuias, ingás e pitangueiras, a maioria nativa da mata atlântica. As árvores deram origem a um parque linear, e ao caminhar entre elas e as mudas recém-plantadas, o aposentado demonstra conhecer as espécies e se orgulhar do trabalho feito.
O parque, que acabou surgindo por conta das árvores plantadas, atrai hoje um grande número de pessoas para a prática de exercícios físicos, além de ter deixado o lugar bem mais bonito.
O aposentado disse que passou a fazer esse plantio como retribuição por tudo que São Paulo lhe ofereceu durante os seus 62 anos de vida, todos vividos na cidade.
Se inspire nessa história de amor ao meio ambiente. Só reclamar dos governantes e ficar parado, sem partir para a ação, não vai mudar nada. Plante no quintal da sua casa, mantenha um mini jardim no seu apartamento, doe mudas, peça autorização para fazer o replantio em algum parque da sua cidade ou até mesmo na pracinha do seu bairro e incentive seus vizinhos a fazerem o mesmo. Se cada um fizer a sua parte já é uma grande ajuda para o meio ambiente.
Fotos: Pétala Lopes