Essa notícia vai para quem é aposentado ou pensionista do Instituto nacional de Seguro Social, o INSS. É preciso ir até a sua agência bancária para comprovar vida, ou seja, é necessário comprovar que você está vivo para continuar recebendo a aposentadoria. Caso contrário, o benefício poderá ser suspenso a partir do ano que vem.
A medida é para evitar fraudes no sistema e impedir que outras pessoas recebam o dinheiro no lugar de beneficiários que já estejam mortos. Para realizar a comprovação e a renovação da senha bancária, o segurado ou pensionista deve levar um documento de identificação com foto, como a carteira de identidade, carteira de trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação. Após procedimento operacional de conferência e validação dos dados, o beneficiário recebe uma nova senha.
Vale ressaltar que este procedimento deve ser realizado na agência bancaria na qual o segurado tem a conta e é preciso ir, obrigatoriamente, até o dia 30 deste mês, visto que os bancos não funcionam no dia 31 de dezembro. Esse procedimento ocorre anualmente.
Fotos: Reprodução