É natural ter metas e ambições, mas buscar a perfeição está longe de ser uma virtude
Todas as pessoas precisam ter uma meta na vida, tentar levar uma vida saudável, mas é ainda mais importante saber lidar com as falhas e os erros. Uma reação ruim diante dos acontecimentos inesperados podem nos levar a ter uma vida mais triste e estressante. Perfeccionismo é um ato compulsivo, assim como fumar e beber. E está associado à depressão, ansiedade, distúrbios alimentares ou do sono e até mesmo pensamentos suicidas.
Já que é um vicio, o perfeccionismo afeta diretamente as relações sociais. pessoas perfeccionistas tendem a não conseguir trabalhar em equipe, não aceitam criticas e não pedem ajuda. Quando estão no convívio familiar, se sentem ameaçados, insatisfeitos e pressionam os filhos para serem perfeitos também. Confira as dicas para aliviar o perfeccionismo e viver mais feliz.
Seja realista
Não adianta querer a casa limpa 24 horas por dia ou ser o melhor funcionário do mês sempre. Estabeleça apenas metas que você pode cumprir, sem exageros. Metas impossíveis são frustrantes e estressantes e podem levar a depressão. O melhor a fazer é sempre dar o melhor de si e aceitar que você pode errar alguma vez.
Converse com você
Se algo deu errado, não desconte sua irritação nos outros. Você pode acabar machucando verbalmente as pessoas que você gosta e isso te deixará mais frustrado. Pare um pouco e pense no que está realmente errado. Às vezes, o erro cometido pode passar despercebido pelas outras pessoas caso não seja tão grande. Dê uma chance a você.
Seja altruísta
Antes de jogar a culpa dos seus problemas nos outros, se coloque na posição deles. Escute o que as pessoas têm a dizer e principalmente aceite o jeito de cada um de pensar. Assim você pode aprender a pensar sobre outra perspectiva.
Seja paciente
Cada coisa tem sua hora para ser feita ou acontecer. Por isso, evite sofrer por antecipação ou se lamentar porque algo deu errado ou não saiu na hora que você planejou. Viva o presente, aproveite os momentos da vida. Alimente-se, trabalhe, se exercite e durma na hora certa.
Se você é perfeccionista demais, repense seus hábitos e atitudes. Valorize as pessoas que estão ao seu redor. Sua equipe de trabalho está ao seu lado para ajudar. Seja você mesmo e não precisará ser perfeito.
Fotos: Reprodução