Seria tão bom se existisse uma fórmula mágica para o emagrecimento definitivo. Já imaginou, usar a tal formula e nunca mais ter barriga se jogando para fora do cinto ou nunca mais ter o sutiã enterrado nas costas? Nada disso! Apenas um corpo bonito, esbelto… Algo assim é o sonho de dez entre dez pessoas que precisam emagrecer, seja por questões estéticas ou de saúde.
Mas enquanto a ciência não inventa nada tão revolucionário para resolver nossos problemas com a balança, o melhor que temos a fazer é manter a fé e não esquecer a única coisa que pode nos fazer emagrecer: As mudanças de hábito. Quer saber o que fazer durante todo o seu dia para queimar calorias? O No Pátio ensina!
6 horas: O galo despertou
Depois de um tempão com baixa atividade muscular, a espreguiçada logo depois de acordar ajuda a preparar os músculos para o movimento. Levantou? Então é hora de acordar o metabolismo com um copo de água gelada e algumas gotinhas de limão. A seguir, para não perder o embalo, faça uma refeição pré-treino: bata no liquidificador dois ovos com uma banana, acrescente um pouco de canela em pó e leve à frigideira com um fiapo de óleo de coco. É o equilíbrio perfeito de proteínas e carboidratos para o treino.
7 horas: Partiu malhação
Especialistas defendem que o período da manhã é o horário que seu corpo melhor responde aos exercícios, pois o nível de cortisol está alto para dar energia e a testosterona está nas alturas, ajudando no desempenho e a queimar calorias . Tão ou mais importante quanto os exercícios aeróbicos são os de resistência, que nos fazem ganhar músculo e ativar o metabolismo.
8 horas: “Banho é bom, banho é bom…”
Aproveite o calor tropical e tome uma chuveirada com água fria. Além de evitar a liberação de histamina (substância que dá sono), ela ajuda a diminuir o inchaço pós-malhação e exige do corpo mais energia para a manutenção da temperatura. Depois, faça um lanchinho pós-treino com um shake proteico de sua escolha.
9 horas: Mude os hábitos
Se der pra ir até o trabalho a pé ou de bike, ótimo. Também dispense o elevador! Ah! E não esqueça a garrafinha de água.
10 horas: Lanchinho rápido
Hora do snack da manhã. Uma maçã com um punhado de mixed nuts te dá gorduras e carboidratos de qualidade.
11 horas: Mexa-se
Lembre-se que ficar muito tempo sentada é ruim pra o corpo. Para cada hora de trabalho, alongue, ande, enfim, fique ativa por cerca de cinco a quinze minutos.
12 horas: Planejando o cardápio
Aproveite a hora em que a fome está querendo dar as caras para planejar o cardápio dos próximos dias. Com vontade de comer, fica mais fácil de se interessar até pelas comidas mais saudáveis.
13 horas: Hora do almoço
No restaurante ou na marmita coma uma proteína magra, legumes e salada. Uma excelente opção é o salmão assado com ervas, legumes ao vapor e uma saladinha de quinoa com damasco. O cardápio tem baixa carga glicêmica e é rico em nutrientes. Uma aguinha com limão para acompanhar cai bem e ajuda na digestão.
14 horas: Sobrou um tempinho?
Aproveite para tirar um cochilo (power nap). A power nap não deve passar de 30 minutos, é útil para dar um reboot no cérebro e no metabolismo, renovando as energias para o resto do dia. Além disso, vamos contar um segredinho: ela ajuda no processo da digestão do almoço.
15 horas: Vai um chazinho aí?
Tome um chá com poderes termogênicos como alcachofra, hibisco ou chá verde. Além de ajudar a emagrecer, esses chás ainda são mais saudáveis que a cafeína.
16 horas: Lanchinho do bem
Na hora do lanche da tarde o corpo pede algo doce e algo salgado (o cortisol está ficando baixo). Você pode repetir o lanche da manhã ou comer tiras de aipo com dip de cottage e passas.
17 horas: Fuja
Diga não ao happy hour. Deixe a famosa esticadinha com os amigos para os momentos especiais, porque se virar um hábito é quase impossível resistir às tentações no bar.
18 horas: Renove-se
Caso more perto da praia, dê um mergulho no mar. Se você não tiver essa sorte, faça uns 20 minutos de sauna ou relaxe na piscina. Além de se livrar de todo o estresse, você vai desinchar.
19 horas: Hora do Jantar!
No jantar, escolha uma sopa. A de lentilha tem proteínas e carboidratos suficientes para a reconstrução do sono. Continue bebendo água, mas diminua a quantidade para não precisar ficar acordando durante a noite.
20 horas: Organize-se
Prepare tudo o que você vai comer no dia seguinte e aproveite para anotar na agenda tudo o que consumiu hoje. Já está mais do que comprovado que tomar consciência do que a gente come nos faz ingerir menos calorias.
21 horas: Relaxe
Prepare-se para aquele sono reparador baixando a bola. O que a ajuda a relaxar? Ler um bom livro? Assistir um episódio de um seriado calmo? Faça o que a ajuda a ir entrando em processo de off, depois desligue tudo (inclusive o celular) e vá para a cama.
22 horas: Bons sonhos!
O sono é fundamental para o processo metabólico, ajuda a emagrecer e libera o hormônio do crescimento, portanto, dê uma última alongada, tome um chá de camomila e bons sonhos.
Vem chegando o Carnaval e muitas pessoas buscam a solução para queimar calorias mais rapidamente em remédios para emagrecer, já que nessa época do ano todo mundo quer perder peso com urgência. Outras pessoas buscam dietas para queimar aqueles quilos extras, e estas muitas vezes podem não ser muito saudáveis. Como o No Pátio acabou de mostrar, não existe segredo e nem fórmula mágica para emagrecer, o que vai ajudar a fazer a diferença na balança é mudar o estilo de vida.
Fotos: Reprodução.