Você certamente já ouviu falar de golpes virtuais, não é mesmo? Cada vez mais frequentes, esses casos devem ser tratados com atenção e monitorar seu CPF é uma prevenções essenciais no dia a dia. Mas como fazer isso?
O Banco Central, por meio do sistema Registrato, permite à população consultar a situação financeira através de um extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras.
A ferramenta permite a consulta online do histórico de pessoa física ou jurídica em bancos e financeiras. Entre as informações que podem ser levantadas, estão a abertura de contas bancárias (ativas ou inativas), dívidas (liquidadas ou em aberto) e envios de dinheiro para o exterior. Confira o passo a passo:
- Entre no site do Registrato e consulte o histórico de relacionamento com instituições financeiras usando o CPF e a senha criada anteriormente para fazer o login;
- A página do Registrato oferecerá as opções e em cada uma será possível gerar um relatório;
- Aceite os termos de responsabilidade em cada painel. A tela exibirá todos os relatórios gerados nos últimos seis meses;
- Se quiser, pode baixar o relatório de operações cambiais em arquivo PDF, mas o arquivo leva até dois dias úteis para ser oferecido pelo Registrato.
Viu como é fácil monitorar seu CPF? Portando os dados pessoais alheios, criminosos enviam contas falsas, abrem contas bancárias, chaves Pix e fazem empréstimos no nome de outras pessoas. Então nada melhor do que manter-se informado sobre as suas situações pessoais!
Fotos: Reprodução / Fonte: Câmara Municipal