Arborização urbana em Fortaleza

Acontece|Fortaleza|Política


A arborização urbana proporciona às cidades inúmeros benefícios, incluindo a estabilidade climática, o conforto ambiental, a melhoria da qualidade do ar, assim como a saúde física e mental da população. Além, é claro, de deixar a cidade mais bonita.

Desde que foi lançado, em maio de 2014, o Plano de Arborização de Fortaleza vem realizando e incentivando o plantio de novas árvores. Contribuindo assim, para a ampliação da cobertura arbórea da Cidade. Dando continuidade a iniciativa o prefeito Roberto Cláudio assinou na última quarta-feira (20), a ordem de serviço que autoriza o início do plantio de dez mil novas árvores em diversos pontos da Capital.

Com mais de 25 mil árvores já plantadas, a meta do programa é dobrar a cobertura vegetal de Fortaleza, sendo superior a 15m²/habitante, com o plantio de 35 mil árvores até dezembro deste ano e 100 mil até dezembro de 2020.

Além da função paisagística, a arborização urbana proporciona benefícios à população como:

– Proteção contra ventos;

– Diminuição da poluição sonora;

– Absorção de parte dos raios solares;

– Sombreamento;

– Ambientação à pássaros e

– Absorção da poluição atmosférica, neutralizando os seus efeitos na população.

arborização urbana 2

A ação de arborização urbana acontecerá em diversas localidades como parques, vias urbanas e orla marítima de Fortaleza, com início na Barra do Ceará até a Barra do Cocó, no Caça e Pesca. A empresa responsável pela execução do plantio fará também a manutenção total das árvores como a irrigação e a substituição das mudas, caso sejam necessárias.

O plantio faz parte do Plano de Arborização adotado pela atual gestão da Prefeitura de Fortaleza e se dará dentro da execução de obras financiadas a partir do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e em demais obras realizadas por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf). O contrato no valor de R$3 milhões prevê o plantio de árvores semi-adultas de espécies sugeridas pelo Manual de Arborização da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambientes (Seuma).

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter