Argentina será o primeiro parceiro do Brasil no Simples Internacional

Acontece|Negócios|Sebrae

Como já foi dito em outras matérias, o Simples Internacional quer simplificar todos os procedimentos necessários para exportar, sejam eles burocráticos, tarifários, logísticos e de meio de pagamentos, facilitando desse modo a vida do empreendedor. O projeto será o responsável por realizar toda a tramitação burocrática para a exportação do pequeno empresário, como licenciamento, despacho aduaneiro, consolidação de carga, seguro, câmbio, transporte e armazenagem.

Esses planos estão a todo vapor e, na tarde da última terça-feira (30), o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, esteve reunido com o futuro embaixador do Brasil na Argentina, Sérgio Danese, para tratar da criação do Simples Internacional. A intenção é que o primeiro país parceiro nesse projeto seja a Argentina.

Durante o encontro, o futuro embaixador Sérgio Danese destacou que a adoção do Sistema de Moeda Local (SML) será um importante mecanismo para derrubar as barreiras que dificultam as exportações e que esse deve ser um dos pilares desse sistema.

De acordo com ele, o Sebrae terá um importante papel na divulgação desse sistema. “O Sebrae tem uma capilaridade que pouca gente tem. Para o pequeno, essa pode ser a chave para ele resolver os problemas que têm para exportar”, disse.

Sebrae 2

Após o encontro, o presidente do Sebrae afirmou que a globalização ainda não chegou nos pequenos negócios. “Eles têm uma enorme barreira de custos de exportações que são intransponíveis. O Simples Internacional irá derrubar essas barreiras. Queremos começar pela Argentina. Somos países com economias complementares”, afirmou Guilherme Afif Domingos.

Ele também ressaltou que exportar para a Argentina deve ser tão fácil quanto vender para um estado brasileiro e que o Simples Internacional permitirá isso.

Para o empreendedorismo nacional essa parceria entre Brasil e Argentina será ótima. Agora muitos empreendedores de sucesso podem se organizar e realizar transações comerciais sem burocracia, não é mesmo?

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter